O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, compareceu à reunião ordinária desta quarta-feira (12/05) da Comissão de Educação, Cultura e Esportes para resumir os quatro anos de ações e programas da sua pasta e para dialogar com os vereadores.
Schneider destacou as melhorias na infraestrutura, com a extinção das “escolas de lata” desde setembro de 2006. De 2005 para cá, 242 novas escolas foram entregues. Segundo o secretário, a administração procura reduzir o terceiro turno escolar e até 2005, nenhum aluno tinha mais de quatro horas de aula: neste ano, 417.000 alunos do Ensino Fundamental tem cinco horas de aula. Para Schneider, o aumento das matrículas na educação infantil consiste no grande desafio da pasta.
“Na nossa gestão, entendemos que sempre que possível, os educadores têm que ter aumento salarial. Talvez foi a única gestão que deu aumento real de salário aos professores”, diz Alexandre Schneider. Entre 2001 e 2004, houve 13% de perda salarial dos professores. A Prefeitura elevou o salário recuperando a perda salarial desse período e o secretário anunciou que vai enviar projeto à Câmara para aumentar para R$ 2.200 o piso salarial do professorado, além da incorporação dos valores da gratificação.
“O secretário apresentou números quanto à ampliação do atendimento na educação infantil, tanto nas creches quanto nas escolas municipais, os indicadores relativos à melhoria da qualidade da infraestrutura escolar. Há uma política de investimento e de melhoria salarial dos profissionais de educação. E o próprio secretário reconhece que ainda é insuficiente”, finaliza o vereador Claudio Fonseca (PPS).
O secretário Schneider também informou que os custos com fornecimento de kit de uniforme, leite, merenda escolar foram diminuídos, estando “mais baratos que sete anos atrás.”
Também enalteceu o fato de a divulgação da demanda por vagas na educação infantil estar na Internet, bem como a “fila”. “Hoje, só 10% da fila é de mães que estão há mais de um ano na fila”, contou.
“A gente constata em todo lugar que a gente anda que tem muita criança fora da creche. Eu citei a região do Grajaú porque é a que mais tem isso. O poder público começa a construir creche direta e os convênios são uma alternativa, mas alguma coisa está errada: ou as entidades administram mal ou o dinheiro é insuficiente. Porque a gente vê que os convênios estão sempre precisando fazer uma festa, pedir, para complementar os seus custos. Precisa melhorar a relação com as entidades”, aconselha o vereador Alfredinho (PT).
Antes da exposição do secretário, a Comissão examinou os itens da sua pauta de votações.
Conheça as matérias que tiveram seus pareceres favoráveis aprovados:
PL 007/08, do vereador Aurélio Miguel (PR)
PL 310/09, do vereador Claudinho (PSDB)
PL 429/09, do vereador Antônio Goulart (PMDB)
PL 451/05, da ex-vereadora Claudete Alves
Compareceram à reunião os vereadores Claudinho; Jooji Hato (PMDB); Celso Jatene (PTB); Átila Russomanno (PP); Alfredinho; e Claudio Fonseca.
|
Secretário vem à Comissão de Educação
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Segurança Pública debate políticas de proteção e uso de tecnologia para combater furtos de celular
A Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu nesta terça-feira (14/10) na Câmara Municipal de São Paulo para debater dois requerimentos da pauta – ambos os documentos foram aprovados. O colegiado também recebeu representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí para discutir tecnologias implementadas em cidades da região nordeste do país. Um... »
Atualizado em 14/10/2025 - 17h59Orçamento 2026 e PPA: Câmara inicia série de Audiências Públicas com apresentação geral na Comissão de Finanças
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo deu início nesta terça-feira (14/10) às Audiências Públicas sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 da capital paulista e do PPA (Plano Plurianual) de 2026 a 2029. O debate contou com as presenças e participação das Secretarias Municipais de Planejamento e Eficiência,... »
Atualizado em 14/10/2025 - 14h42Obrigatoriedade da realização da mamografia no SUS a partir dos 40 anos é tema de Audiência Pública
A obrigatoriedade da realização anual do exame de mamografia em mulheres a partir de 40 anos nos equipamentos municipais de saúde foi discutida em Audiência Pública realizada pela Comissão de Finanças de Orçamento nesta segunda-feira (13/10). O assunto é o foco do PL (Projeto de Lei) 810/2024 – autoria da vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL)... »
Atualizado em 13/10/2025 - 15h20