A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher realizou, nesta quarta-feira (25/03), audiência pública para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao quarto trimestre de 2008. “O governo atual tem uma grande preocupação com a saúde. Atualmente a cada cinco reais arrecadados pelo município, quase um real é destinado à saúde”, afirmou o secretário adjunto da Secretaria, José Maria da Costa Orlando.
O secretário falou da principal diretriz da administração pública que é a Atenção Básica, ou seja, prevenção e promoção da saúde. Edjane Torreão Brito, coordenadora da Atenção Básica de Saúde, fez um panorama dos trabalhos da gestão. “Houve um fortalecimento da nossa área: projetos de atenção aos idosos, temos o Mãe Paulistana, redução nos casos de dengue, aumento na distribuição de anticoncepcionais e muitas outros”, disse Edjane.
O vereador Jamil Murad (PC do B) criticou os convênios da Prefeitura com as entidades privadas. “O Executivo tem de assumir essas responsabilidades. A crise mundial mostra que esse modelo de parcerias está falido”, disse Murad.
Apesar das críticas, o secretário afirmou que as parcerias com entidades irão continuar. “Todas as entidades conveniadas são fiscalizadas e precisam cumprir metas e prazos. Elas têm se mostrado competentes para prestar os atendimentos”, disse José Maria.
O coordenador da Comissão de Orçamento e Finanças do Conselho Municipal de Saúde, Denis Veiga, elogiou a aproximação do secretário-adjunto ao Conselho, mas solicitou “uma assessoria econômica financeira na leitura e debate do orçamento no Conselho”.
Participaram da reunião os vereadores Claudio Prado (PDT), Jamil Murad, Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Claudio Prado (PDT), Milton Ferreira (PPS), Noemi Nonato (PSB), Sandra Tadeu (DEM), Paulo Frange (PTB) e Juliana Cardoso (PT), presidente da Comissão.
|
Secretaria da Saúde presta contas do quarto trimestre de 2008
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)


.jpg)