“Desafios e medidas de prevenção e contenção da gripe Influenza A (H1N1)” foi o tema debatido pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher nesta quarta-feira (12/08). Para esclarecer as dúvidas dos vereadores e dos cidadãos compareceram ao debate: Marcos Boulos, médico e diretor da Faculdade de Medicina da USP; Clarice Martins Machado, professora do Instituto de Medicina Tropical, e Inês Romano, coordenadora da Coordenadoria de Vigilância da Saúde (Covisa). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou, em abril, um Comitê Permanente para Enfrentamento da Nova Gripe. " Estamos seguindo todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde”, informou Inês Romano. “Como o vírus é novo, as pessoas ainda não estão imunizadas, portanto, há mais contaminação e, consequentemente, mais óbitos. O que as pessoas precisam saber é que todas as doenças podem ocasionar morte. A Influenza A (H1N1) é uma gripe como as demais. Contato não significa contaminação.O desenvolvimento da doença depende da relação entre o vírus e o sistema de defesa de cada um”, explicou Marcos Boulos.
Segundo o médico, no caso das grávidas, a gripe A vem se mostrando mais fatal, pois durante a gestação, especialmente após o terceiro semestre, há a compressão do pulmão pelo abdômen o que compromete o funcionamento órgão.
O vereador Jamil Murad(PC do B) questionou os especialistas sobre a grande quantidade de óbitos ocasionados pela nova gripe em São Paulo. O diretor da Faculdade de Medicina acredita que há uma subnotificação de casos. “ Os casos de contaminação não estão sendo notificados, mas as mortes, sim, o que gera maior alarme na população”, justificou ele.
Inês também esclareceu a decisão da SMS em distribuir o medicamento nas 115 AMAs. “A ideia inicial era que a distribuição ocorresse em um único local. Mas quisemos garantir o acesso. Além disso, conseguimos fazer com que as AMAs funcionem aos sábados e domingos”, concluiu a coordenadora.
Também participaram do debate as vereadoras Juliana Cardoso ( PT), presidente, Noemi Nonato(PSB) e Sandra Tadeu (DEM). E os vereadores Jamil Murad, Gilberto Natalini(PSDB), Carlos Alberto Bezerra Jr.(PSDB), Claudio Prado(PDT) e Milton Ferreira ( PPS)
|
Saúde recebe especialistas para esclarecer dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00


