“Desafios e medidas de prevenção e contenção da gripe Influenza A (H1N1)” foi o tema debatido pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher nesta quarta-feira (12/08). Para esclarecer as dúvidas dos vereadores e dos cidadãos compareceram ao debate: Marcos Boulos, médico e diretor da Faculdade de Medicina da USP; Clarice Martins Machado, professora do Instituto de Medicina Tropical, e Inês Romano, coordenadora da Coordenadoria de Vigilância da Saúde (Covisa). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou, em abril, um Comitê Permanente para Enfrentamento da Nova Gripe. " Estamos seguindo todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde”, informou Inês Romano. “Como o vírus é novo, as pessoas ainda não estão imunizadas, portanto, há mais contaminação e, consequentemente, mais óbitos. O que as pessoas precisam saber é que todas as doenças podem ocasionar morte. A Influenza A (H1N1) é uma gripe como as demais. Contato não significa contaminação.O desenvolvimento da doença depende da relação entre o vírus e o sistema de defesa de cada um”, explicou Marcos Boulos.
Segundo o médico, no caso das grávidas, a gripe A vem se mostrando mais fatal, pois durante a gestação, especialmente após o terceiro semestre, há a compressão do pulmão pelo abdômen o que compromete o funcionamento órgão.
O vereador Jamil Murad(PC do B) questionou os especialistas sobre a grande quantidade de óbitos ocasionados pela nova gripe em São Paulo. O diretor da Faculdade de Medicina acredita que há uma subnotificação de casos. “ Os casos de contaminação não estão sendo notificados, mas as mortes, sim, o que gera maior alarme na população”, justificou ele.
Inês também esclareceu a decisão da SMS em distribuir o medicamento nas 115 AMAs. “A ideia inicial era que a distribuição ocorresse em um único local. Mas quisemos garantir o acesso. Além disso, conseguimos fazer com que as AMAs funcionem aos sábados e domingos”, concluiu a coordenadora.
Também participaram do debate as vereadoras Juliana Cardoso ( PT), presidente, Noemi Nonato(PSB) e Sandra Tadeu (DEM). E os vereadores Jamil Murad, Gilberto Natalini(PSDB), Carlos Alberto Bezerra Jr.(PSDB), Claudio Prado(PDT) e Milton Ferreira ( PPS)
|
Saúde recebe especialistas para esclarecer dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)
Categorias
Outras notícias relacionadas
Câmara Municipal realiza 4ª Audiência Pública temática do orçamento de SP
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta terça-feira (4/11) a 4ª Audiência Pública temática para debater dois projetos de lei do Executivo: o PL (Projeto de Lei) 1169/2025, que apresenta a LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2026, e PL 1168/2025, que trata do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. O... »
Atualizado em 04/11/2025 - 17h19Comissão de Turismo recebe diretor do Autódromo de Interlagos e representantes de entidades do setor de negócios e hotelaria
A reunião da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos, realizada na manhã desta terça-feira (4/11), contou com a participação do diretor do Autódromo de Interlagos, Marcelo Pinto; um dos organizadores da Equipotel, Lucas Reis; e o representante da Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos... »
Atualizado em 04/11/2025 - 13h56Audiência Pública da Subcomissão de Cultura discutirá os desafios e perspectivas da difusão do hip-hop
A Subcomissão de Cultura, que é vinculada a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, marcou uma Audiência Pública para o dia 26 de novembro (quarta-feira) com o tema “Difusão do hip-hop, seus desafios e perspectivas”. A convocação do debate atende a um requerimento do vereador Dheison Silva (PT), presidente do... »
Atualizado em 04/11/2025 - 13h14


