Nesta quarta-feira (24/02), os vereadores da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher assinaram projeto que mantém nos seus empregos os agentes de apoio do segmento de zoonoses contratados emergencialmente até que o último aprovado em concurso para a função seja nomeado. O contrato de emergência expira no dia 28 deste mês. 1.500 foram aprovados no último concurso. 700 desses já foram efetivados. O projeto é de autoria da Comissão de Saúde.
“É a solução possível. Daqui a quatro dias, com a extinção do contrato de trabalho, todas essas pessoas estariam desempregadas. Como é um pessoal treinado – estava conversando agora com uma agente que já tem 10 anos que trabalha no setor -, a gente não pode desprezar essa experiência”, realça Gilberto Natalini. “Agora, a lei diz que, uma vez feito o concurso, temos que aproveitar as pessoas aprovadas. Nós estamos tentando, sem agredir a lei, aproveitar essas pessoas”, garante ainda.
Novos entendimentos, no entanto, estão previstos para serem feitos com os vereadores, a Secretaria Municipal da Saúde e a Procuradoria do Município tendo em vista uma fórmula jurídica definitiva para o problema.
Conheça os itens da pauta que tiveram seus pareceres favoráveis aprovados:
PR 07/07, do ex-vereador Carlos Neder
PL 24/09, do vereador Alfredinho (PT)
PL 105/07, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)
PL 287/07, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)
PL 386/09, do vereador Claudio Prado (PDT)
PL 698/07, do vereador Zelão (PT)
O novo presidente da Comissão, vereador Zelão, falou das suas expectativas para esse ano de trabalho e das prioridades do plano de ação. “A gente começa a pensar em constituir um trabalho e tirar algumas ideias e propostas para que no ano de 2010 a saúde melhore e para que o governo atenda nossas alternativas.” Reconheceu, ainda, os desafios e dificuldades que a Comissão certamente encontrará: “Na área da saúde, temos muitas questões a tratar de imediato, mas a maior delas é a falta de médicos nos hospitais e postos de saúde.”
Com a presença dos vereadores Zelão (PT), Sandra Tadeu (DEM), Milton Ferreira (PPS), Gilberto Natalini (PSDB), Juliana Cardoso (PT) e Jamil Murad (PCdoB), a Comissão de Saúde realizou sua primeira reunião ordinária.
|
Saúde aprova proposta que prorroga contrato dos agentes de zoonoses
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00


