A Comissão de Saúde aprovou, nesta quarta-feira (05/05), o parecer favorável ao PL 392/2009 de autoria da vereadora Noemi Nonato (PSB) que altera a lei 14.485, de julho de 2007, para nela incluir a Semana do Teste de Avaliação Ortopédica da Coluna – teste do minuto – a ser realizada, anualmente, na primeira semana do ano letivo em estudantes do ensino fundamental. “O teste é rápido, dura menos de um minuto. A avaliação da coluna é importante para identificar problemas de má postura”, defendeu a autora. Durante a reunião, os vereadores comemoraram o termo de parceria assinado entre a Comissão de Saúde e o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo). “O objetivo é buscar assessoria e colaboração”, justificou o vereador Gilberto Natalini (PSDB).
O presidente da Comissão, vereador Zelão (PT), informou que a Comissão irá fazer uma diligência no Hospital Municipal Dr Ignácio Proença de Gouveia, também conhecido como João XXIII, localizado na Mooca, na quinta-feira (06/05), às 9h.
Confira os outros PLs cujos pareceres favoráveis foram aprovados
PL 237/2003 de autoria do vereador Paulo Frange (PTB) cria o “Programa Municipal de Prevenção, Controle e Orientação à Hepatite C” no Município de São Paulo, e dá outras providências.
PL 287/2009 de autoria do vereador Marco Aurélio Cunha (DEM) e Ushitaro Kamia (DEM) cria o Programa Municipal de Homeopatia na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e dá outras providências.
PL 343/2009 de autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB) dispõe sobre a divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos no âmbito do município de São Paulo, e dá outras providências.
PL 415/2002, de autoria do ex-vereador Adriano Diogo que institui o Programa Socio-Ambiental Cooperativa de Catadores de Material Reciclável e dá outras providências.
PL 612/2008 da vereadora Noemi Nonato dispõe sobre a instalação obrigatória de plaquetas metálicas nos postes de sustentação de placas de identificação desses logradouros também por meio do sistema braile, nos locais que especifica, e dá outras providências
Audiências Públicas
Antes da reunião ordinária, a Comissão de Saúde realizou audiências publicas dos seguintes projetos de lei :
PL 492/2009, de autoria do Vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR), Estabelece diretrizes para a política municipal de atendimento às crianças portadoras da síndrome de autismo, e dá outras providências. (2ª Audiência Pública)
PL 258/2009, de autoria do Vereador Ricardo Teixeira (PSDB), dispõe sobre o uso de vagas destinadas aos idosos e aos portadores de deficiência em estacionamentos privado, e dá outras providências. (1ª Audiência Pública)
PL 467/2009, de autoria do Vereador Ushitaro Kamia, Estabelece diretrizes para a política municipal de controle de vetores e pragas urbanas, e dá outras providências. (1ª Audiência Pública).
|
Saúde aprova parecer a projeto que cria a Semana de Avaliação Ortopédica da Coluna para estudantes
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00Em 2025, a CCJ analisou quase mil projetos; confira como foram as atividades do colegiado
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo, presidida pela vereadora Sandra Santana (MDB), manteve a agenda de trabalho para deliberar demandas da Casa nos dois semestres de trabalho de 2025. O colegiado é responsável por avaliar os critérios de legalidade e constitucionalidade para a tramitação de projetos... »
Atualizado em 14/01/2026 - 12h00


