Nesta quinta-feira (07/10), empresários do setor de transportes da Zona Sul se reuniram com a Comissão de Trânsito para discutir alternativas à restrição de caminhões na Avenida dos Bandeirantes e Marginal Pinheiros. Esses veículos estão proibidos de circular das 5h às 21h. Marcio Ivam da Silva, representante da Associação de Empresário da Zona Sul, explicou a situação. “Somos favoráveis às restrições, não queremos prejudicar a população. Mas estamos no extremo da Zona Sul e não temos acesso ao Rodoanel Sul. Não temos como sair para atender clientes no interior, estamos ilhados”, disse Silva.
Daphne Savoy, gerente de Planejamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). “Não há espaço para todos (ônibus, carros e caminhões) no anel viário O objetivo da CET é priorizar o transporte coletivo. Temos que nos organizar para viver bem, além disso, precisamos cumprir a lei de Mudanças Climáticas”, explicou Savoy.
Durante um período, o Morumbi foi uma alternativa para esses caminhões o que gerou problemas para os moradores do bairro. Agora, a CET está multando os caminhões que passam pelo local.
A rota alternativa sugerida por Savoy aos empresários não agradou. “Desta forma temos que andar 140 km a mais para acessar o Rodoanel. É uma alternativa inaceitável, é mais fácil falar ‘fecha sua empresa’”, lamentou o empresário.
Para Savoy, o transporte tem de ser feito à noite. “A cidade deve funcionar 24 horas, todos nós temos nossa cota de responsabilidade para que isso dê certo”, justificou a gerente.
O presidente da Comissão, Juscelino Gadelha (PSDB), acredita que “ é preciso pensar a cidade como um todo. A restrição, além de organizar São Paulo, ajuda reduzir a emissão de gás carbônico”, justificou Gadelha.
Já o vereador Goulart (PMDB) defendeu que as transportadoras precisam sobreviver e sugeriu aos empresários que façam um levantamento com todos os prejudicados e suas necessidades específicas para repassar para CET.
Participaram da reunião os vereadores Juscelino Gadelha; Marta Costa (DEM); Quito Formiga (PR); Goulart; Senival Moura (PT); e Wadih Mutran (PP).
|
Restrição de caminhões preocupa empresários da Zona Sul
Categorias
Outras notícias relacionadas
Transporte por motocicleta: projeto que regulamenta serviço em São Paulo recebe pedido de vistas na CCJ; PL passará por Audiência Pública
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) se reuniu extraordinariamente nesta quinta-feira (4/12) para apreciar dois PLs (Projetos de Lei) do Executivo e um da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo. O colegiado ainda demandou dois requerimentos, sendo um pedido de Audiência Pública sobre a regulamentação... »
Atualizado em 04/12/2025 - 15h21Comissão de Direitos Humanos apresenta balanço anual e aprova requerimentos
Nesta quinta-feira (4/12), a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu para realizar o balanço geral das atividades desenvolvidas pelo colegiado em 2025. Também foram aprovados sete requerimentos, entre eles a solicitação de uma Audiência Pública. A presidente da comissão, vereadora Luna Zarattini (PT), iniciou destacando a... »
Atualizado em 04/12/2025 - 13h58Serviço Família Acolhedora: projeto que altera critérios do auxílio será discutido em Audiência Pública da CCJ
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo promove uma Audiência Pública, na próxima segunda-feira (8/12), sobre o PL (Projeto de Lei) 1461/2025. De autoria do Executivo, a proposta altera a Lei nº 13.545/2003 para estabelecer novos critérios de cálculo do auxílio pecuniário concedido ao SFA (Serviço Família... »
Atualizado em 04/12/2025 - 11h38


