Representantes do segmento de eventos participam de reunião da Comissão de Turismo

Por: GABRIEL DANIELE
DA REDAÇÃO

9 de dezembro de 2025 - 17:20
Reunião em sala com nove pessoas sentadas em torno de mesa retangular de madeira, microfones à frente. Sala com paredes de madeira, relógio e quadro na parede; iluminação clara e ambiente formal.Larissa Rodrigues / REDE CÂMARA SP

Na manhã desta terça-feira (9/12), os vereadores da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos conversaram com representantes da BGS (Brasil Game Show), da Congetur (Conselho Gestor do Polo de Ecoturismo de São Paulo) e do ProWine em São Paulo. 

Thiago Caldas, gerente comercial da BGS, falou sobre a importância de promover eventos de videogames e eletrônicos na capital a fim de levar experiências aos consumidores, divulgar os lançamentos do ano e ativar marcas. 

“Estamos falando de um evento com mais de 306 mil pessoas circulando nos quatro dias, mais de 300 empresas, cerca de onze mil jornalistas, influenciadores e criadores de conteúdo de todas as regiões do Brasil e do Mundo e 14 títulos AAA, ou seja, os principais jogos do ano”, disse Thiago. 

Outro evento destacado na Comissão foi o ProWine – do segmento de vinhos e destilados das Américas. A representante da feira, Vera Bianco, conversou com os vereadores do colegiado. “Nós tivemos, nesta edição, mais de 20 mil visitantes. Importante falar que essa feira é só para profissionais de vinhos e destilados, sendo que temos uma seleção muito rígida, elas só são aprovadas se comprovarem que são do segmento”..

Integrantes da Congetur também participaram da reunião para expor a situação do Polo de Ecoturismo – projeto criado pelo ex-vereador e atual deputado federal Alfredinho (PT-SP) por meio da Lei 15.953 de 7 de janeiro de 2014. O espaço fica localizado nos distritos de Parelheiros e Marsilac, como limite na Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia. 

Presidente do Conselho do Polo de Ecoturismo, Júnior Magini valorizou o trabalho de preservação da biodiversidade e da agricultura de base comunitária na região do local. “Nós viemos trazer para o vereador as demandas que nós temos no território e fomentar o turismo na região, porque nós estamos em um bairro rural misto com periferia e não podemos deixar o pulmão da nossa cidade morrer”.

Já a gerente de operações da SP Turismo, Raquel Vettori, ressaltou a importância dos eventos promovidos no polo. “Nós temos o Programa Vai de Roteiro, programa que leva o munícipe para conhecer o polo de Ecoturismo, e temos um plano que foi lançado pelo poder público para nortear as ações até 2029”.

O presidente da Comissão, vereador Gilberto Nascimento (PL), reforçou que a contribuição de todos os participantes é fundamental para os trabalhos do colegiado. “Todos trouxeram muitos dados, no qual conseguimos ver os avanços da gastronomia e do turismo na cidade”.

Também participaram da reunião os vereadores Edir Sales (PSD) e Sandra Santana (MDB). Assista aqui à íntegra dos trabalhos desta terça-feira.

Outras notícias relacionadas