Cadernos, lápis, caneta, borracha, guache, uniforme escolar, carteiras e cadeiras. Todo esse material escolar utilizado por alunos em sala de aula no Município tem sua qualidade certificada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM). O vereador Claudio Fonseca (PPS) apresentou requerimento nesta quarta-feira (11/08) na Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal para convidar representantes do IPEM para tratar do tema, em data oportuna. Fonseca considera o trabalho da instituição “imprescindível”.
“A Secretaria Municipal de Educação tem convênio com o Instituto de Pesos e Medidas. É importante que o IPEM diga quais são os procedimentos que são utilizados na avaliação para certificação desse material. Nós já tivemos ocorrências de crianças que tiveram problemas no passado de intoxicação até por borracha de apagar. Uma carteira se for mal construída e não tiver a tubulação que suporte o peso de uma criança, pode levar a criança ao chão”, pontua o vereador.
A Comissão também realizou audiência pública de três proposituras:
PL 108/09, do vereador Arselino Tatto (PT)
PL 716/09, do vereador Toninho Paiva (PR)
PL 754/09, dos vereadores Celso Jatene (PTB) e Gabriel Chalita (PSB)
Compareceram à reunião os vereadores Claudinho (PSDB), presidente; Marco Aurélio Cunha (DEM); Celso Jatene; Jooji Hato (PMDB); e Claudio Fonseca.
|
Quais os critérios de qualidade do material escolar?
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00


