Cadernos, lápis, caneta, borracha, guache, uniforme escolar, carteiras e cadeiras. Todo esse material escolar utilizado por alunos em sala de aula no Município tem sua qualidade certificada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM). O vereador Claudio Fonseca (PPS) apresentou requerimento nesta quarta-feira (11/08) na Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal para convidar representantes do IPEM para tratar do tema, em data oportuna. Fonseca considera o trabalho da instituição “imprescindível”.
“A Secretaria Municipal de Educação tem convênio com o Instituto de Pesos e Medidas. É importante que o IPEM diga quais são os procedimentos que são utilizados na avaliação para certificação desse material. Nós já tivemos ocorrências de crianças que tiveram problemas no passado de intoxicação até por borracha de apagar. Uma carteira se for mal construída e não tiver a tubulação que suporte o peso de uma criança, pode levar a criança ao chão”, pontua o vereador.
A Comissão também realizou audiência pública de três proposituras:
PL 108/09, do vereador Arselino Tatto (PT)
PL 716/09, do vereador Toninho Paiva (PR)
PL 754/09, dos vereadores Celso Jatene (PTB) e Gabriel Chalita (PSB)
Compareceram à reunião os vereadores Claudinho (PSDB), presidente; Marco Aurélio Cunha (DEM); Celso Jatene; Jooji Hato (PMDB); e Claudio Fonseca.
|
Quais os critérios de qualidade do material escolar?
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação promove audiência para discutir a poluição sonora na capital
Em 10 de novembro (segunda-feira), a partir das 18h, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes irá discutir em Audiência Pública assuntos relacionados à poluição sonora na capital paulista. O requerimento do debate é da vereadora Cris Monteiro (NOVO) – vice-presidente do colegiado. A parlamentar destaca que a comissão tem “competência para opinar sobre todas... »
Atualizado em 24/10/2025 - 10h01Comissão de Inovação discute descontaminação ambiental e avanços em acessibilidade urbana e digital
A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente se reuniu nesta quinta-feira (23/10) para discutir dados e propostas para o desenvolvimento das áreas de meio ambiente e acessibilidade. O colegiado recebeu convidados para debater os temas. Participaram representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o diretor comercial da Solos Solution e a supervisora das obras... »
Atualizado em 23/10/2025 - 17h31Alterações na Planta Genérica de Valores são debatidas em Audiência Pública de Finanças e Orçamento
A Comissão de Finanças e Orçamento retomou o debate na Câmara Municipal de São Paulo sobre o PL (Projeto de Lei) 1130/2025 – autoria do Executivo – que prevê a atualização e alterações na PGV (Planta Genérica de Valores), referência para a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em São Paulo. A matéria,... »
Atualizado em 23/10/2025 - 15h56


