O Estado de São Paulo tem 4,3 milhões de idosos e, de acordo com estimativas do índice de Futuridade do governo estadual, em 2020, serão 7 milhões. Para debater propostas de proteção básica destas pessoas, a Comissão Extraordinária do Idoso e Assistência Social realizou nesta quarta-feira (30/06) sua décima reunião ordinária. O índice, que foi elaborado em parceria com o Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), tem por finalidade auxiliar municípios na formulação de políticas públicas para população com mais de 60 anos. Um dos objetivos é possibilitar a identificação, o monitoramento e o planejamento de ações para a faixa etária. Pela proposta buscam-se ações de proteção social básica e especial para o idoso, bem como sua participação na elaboração de políticas públicas e melhores condições de saúde. Durante a reunião, foram lembrados temas como a inclusão do tema envelhecimento e do estatuto do idoso no currículo das escolas estaduais, a criação de uma rede de proteção ao idoso, projeto de praças inclusivas, a ampliação dos projetos de inclusão digital e introdução de semáforos que priorizem os pedestres, favorecendo a travessia da terceira idade. O vereador Cláudio Prado (PDT), presidente da Comissão, enfatizou que a terceira idade deve continuar lutando pelos seus direitos. “Temos de ajudar a virar esse jogo. Se hoje a população está envelhecendo logo a questão terá de ser prioridade em políticas públicas e em orçamento”, ressalta. Os vereadores Zelão (PT) e Milton Ferreira (PPS) também participaram do encontro. |
Proteção básica ao idoso é tema de reunião
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00

