A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa aprovou, na reunião desta quinta-feira (25/06), o parecer de legalidade ao projeto de lei 388/08, do Executivo, que atualiza a pensão por morte do beneficiário do servidor público municipal, incluindo o companheiro homossexual. O PL também solicita ao legislativo a alienação de bens imóveis que ainda não integram ao patrimônio do Instituto de Previdência Municipal (Iprem). O relator do projeto, vereador João Antonio (PT), vetou o artigo 26, que trata da alienação. Na opinião do vereador, “a Prefeitura não pode alienar um bem que não é dela.” O vereador Gilberto Natalini (PSDB) ressaltou a importância do projeto: “Ele regulamenta questões da aposentadoria, prevê, por exemplo, medidas judiciais contra inadimplentes. É um projeto positivo para o funcionalismo. Existe um artigo que estende os benefícios do Iprem para os parceiros de união civil homossexual. Isso é uma demonstração de modernidade, progresso e democracia da cidade de São Paulo.” A Comissão também aprovou o parecer favorável ao PL 401/09, das lideranças da Casa, que altera a Lei 14.242, de 28 de novembro de Participaram do encontro os vereadores Celso Jatene (PTB), Ushitaro Kamia (DEM), José Olímpio (PP), João Antonio, Gabriel Chalita (PSDB), Gilberto Natalini e Ítalo Cardoso (PT), presidente. |
Projeto que estende pensão do servidor municipal ao companheiro homossexual passa pela CCJ
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40