O Projeto de Lei 492/09, de autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR), que cria diretrizes para a proteção, promoção e integração das crianças portadoras da Síndrome de Autismo, teve o parecer favorável aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de São Paulo. Em sua justificativa, Rodrigues destaca que sua propositura “pretende não só chamar a atenção para a questão, como também propor diretrizes concretas para guiar o Poder Público na formulação e realização de políticas públicas para as crianças autistas, sem dúvida um dos segmentos mais carentes de cuidados especializados em nossa cidade”.
O vereador lembra que “de acordo com o médico Estevão Vadasz, coordenador do Projeto Autismo no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, há cerca de 100 mil autistas só na Grande São Paulo. “Ocorre, entretanto, que nem 1% dessa população é atendida pelo Poder Público nas instituições disponibilizadas”.
E que, além disso, “nas poucas vagas disponíveis, a qualidade no atendimento é muito questionável, sendo adotados métodos pedagógicos defasados, diversos dos métodos ABA, TEECH e PECS, estes reconhecidos como os mais adequados para resultados efetivos”.
A Comissão aprovou ainda os pareceres favoráveis dos seguintes projetos:
PL 212/10, do vereador Quito Formiga (PR), e
PL236/10, do vereador Aurélio Miguel (PR).
Estiveram presentes à reunião os seguintes vereadores: Roberto Tripoli (PV), Aurélio Miguel (PR), Atílio Francisco (PRB), Donato (PT) e Souza Santos (PSDB).
|
Projeto prevê melhoria no atendimento ao autista
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00

