Projeto isenta doadores de sangue de pagar taxas em concursos

Por: - DA REDAÇÃO

5 de novembro de 2014 - 20:30

Categorias

AP_PERMANENTE_SAUDE-05-11-0214-FRANCA-07004-72ABRE
Comissão da Saúde deu parecer favorável a projeto que incentiva doação de sangue       Foto: Luiz França/CMSP

Os munícipes que se dispuserem a doar sangue três vezes no período de um ano poderão ficar isentos da taxa de inscrição em concursos públicos municipais, de acordo com o Projeto de Lei (PL) 125/2014, de autoria do vereador Goulart (PSD), que recebeu parecer favorável nesta quarta-feira (05/11) na Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, da Câmara Municipal.

A quantidade de pessoas que doam sangue é tão pequena que qualquer esforço que seja feito para aumentar o número de doadores é meritório, afirmou o vereador Natalini (PV), que integra a Comissão.

Segundo dados do governo federal, três milhões e 600 mil brasileiros têm o hábito de doar sangue. Isso equivale a apenas 1,9% da população. Embora pareça um número considerável, a Organização Mundial da Saúde aponta que o ideal seria 3%, o equivalente a quase seis milhões de pessoas.

A comissão também aprovou o Projeto de Lei (PL) 894/2013, de autoria do vereador Laércio Benko (PHS), que cria o Programa Vida e Terapia, com a finalidade de disponibilizar em toda a rede municipal de Saúde opções de tratamentos terapêuticos com técnicas de medicina alternativa.

Tudo pra beneficiar os doentes, tudo, eu sou favorável e fico feliz de ver um projeto como esse encampado pela rede pública, pontuou Calvo (PMDB), presidente da comissão.

(05/11/2014 18h22)

Outras notícias relacionadas