Procuradoria Especial da Mulher realiza palestra com informações sobre o câncer de mama

A ação faz parte das atividades do “Outubro Rosa”

Por: FELIPE BROSCO
DA REDAÇÃO

16 de outubro de 2025 - 17:57
Foto de palestra sobre Outubro Rosa, com mulher em pé falando ao microfone. Tela exibe texto e imagem de mulher cobrindo o seio. Auditório iluminado com público sentado. Mesa com microfones e manequins com perucas na frente.Douglas Ferreira / REDE CÂMARA SP

A Procuradoria Especial de Mulher da Câmara Municipal de São Paulo promoveu nesta quinta-feira (16/10) a palestra “Uma Conversa que Pode Fazer Toda a Diferença”. A atividade faz parte das ações do Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama. 

Procuradora especial da Mulher, a vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL) reforçou a necessidade de realizar a mamografia a partir dos 40 anos de idade. “Há um ano eu venho falando na tribuna desta Casa que mais de 30% dos casos de câncer de mama estão abaixo dos 40 anos e que temos que fazer essa procura: fazer com que as mulheres realmente façam a mamografia”.

O ginecologista Carlos Eduardo Martins participou do encontro. De acordo com o médico, só em 2024 foram diagnosticados 73 mil casos em todo o país. Segundo ainda Martins, 18 mil mulheres morreram em decorrência do câncer de mama.  Ele ressaltou a importância de manter hábitos saudáveis e fazer o exame de mamografia periodicamente. 

 “Esse é o único instrumento que temos para poder diminuir a mortalidade por câncer de mama. Ele é o câncer que mais mata mulheres no Brasil e sempre precisamos ressaltar isso“, disse Carlos Eduardo Martins.

Apresentação

Pacientes que fazem parte do grupo “Fisiodança” – projeto do Hospital A.C. Camargo que utiliza a dança como terapia de reabilitação, realizaram uma apresentação. Rosangela Florentino, integrante do movimento, foi diagnosticada com câncer de mama há 7 anos. Ela disse que a atividade a ajudou a receber alta do tratamento.

“Com esse período de fisiodance eu consegui movimentar mais meu braço a ponto de ter alta da radioterapia. Eu recomendo. É muito importante, não só na parte física, mas também social”, falou Rosangela. 

Já Larissa Simões, fisioterapeuta responsável pela apresentação, afirmou que o grupo leva em conta a individualidade de cada paciente. “Esse grupo existe desde 2014. Ele é do departamento de fisioterapia. Todas as pacientes passam por uma avaliação prévia, são acompanhadas individualmente. Elas conseguem melhorar a autoestima e voltar a se enxergar como um ser humano completo”.

O evento ainda contou com a participação da Associação “Fios Encantados”, iniciativa sem fins lucrativos que confecciona e doa tocas e perucas para crianças e adultos em tratamento de câncer.

A programação especial do Outubro Rosa na Câmara conta com pontos de coleta para quem quiser contribuir com lenços para pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Os materiais podem ser doados no térreo e na sala da Procuradoria Especial da Mulher, no primeiro andar do Palácio Anchieta.

No dia 23 de outubro, próxima quinta-feira, a Câmara Municipal de São Paulo realiza novos eventos sobre o Outubro Rosa. Todas as informações estão no hotsite da Procuradoria Especial da Mulher. 

Clique aqui para assistir ao evento.

Outras notícias relacionadas