Prêmio Villa-Lobos 2025: Conheça os projetos premiados da 7ª edição

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

28 de novembro de 2025 - 21:14
Foto de grupo de crianças em pé diante da mesa diretora da Câmara, todas com camisetas brancas. Ao fundo, telão com o texto “Prêmio Heitor Villa-Lobos 2025”, ilustrações coloridas e luz uniforme.Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

Os vencedores da 7ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos foram conhecidos durante Sessão Solene realizada na noite desta sexta-feira (28/11), no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia foi presidida pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e da Comissão Julgadora.

“Nós vamos para a sétima edição, premiando e resgatando projetos incríveis de escolas que trabalham com educação musical. A música faz a diferença aos bebês, às crianças e aos jovens na questão social, motora, afetiva. No desenvolvimento do ser humano, a música é fundamental, ” observou o presidente da Sessão Solene.

Responsável pelos Programas de Música da Rede Municipal de Ensino, Denise Martins Lumia, representou a SME (Secretária Municipal de Educação). “Eu venho participando há alguns anos, representando a pasta da música que vê a criança de forma integral. É muito importante que a gente possa premiar os professores que estão na ponta, trabalhando com nossos estudantes”.

Sobre a premiação

Criada em 2017 – por meio da Resolução 18/2017 – em homenagem ao maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, a condecoração reconhece projetos inovadores e promissores na área da educação musical. O autor da matéria, o deputado e ex-vereador Reis (PT), falou sobre a importância da educação musical nas escolas.

“É bastante gratificante ver aquilo que plantamos dar resultado. Eu fico muito feliz de ver tantos talentos, tantas escolas trabalhando com projetos musicais, ” comemorou Reis.

A iniciativa é voltada a projetos desenvolvidos em CEIIs (Centros de Educação Infantil Indígena), CEIs (Centros de Educação Infantil), Cemei (Centros Municipais de Educação Infantil), Ciejass (Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos), EMEBSs (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos), Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e EMEFMs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio).

Assim como em anos anteriores, os projetos inscritos foram avaliados por uma banca julgadora. Entre os critérios de análise estão a relevância educacional do trabalho, a criatividade e a originalidade, o envolvimento dos estudantes na execução do trabalho, a coerência dos objetivos e os resultados esperados, a inovação metodológica e a pedagógica.

Vencedores da 7ª edição

A edição deste ano contou com 30 inscrições. Os três primeiros colocados receberam um diploma como reconhecimento do Legislativo paulistano.

Conheça os vencedores: 

1° Lugar 

Projeto “Linguagem Musical” CEU EMEF Alto Alegre Responsável:

Ledir Roman de Melo Rodrigues 

2° Lugar 

Projeto “Explorando o potencial musical: o corpo e a voz como

instrumentos musicalizadores” EMEF Professor João de Souza Ferraz Responsável:

Professor Sérgio Ricardo dos Santos 

3° Lugar 

Projeto “Isso é música de criança? Sarau na Praça, rodas e ritos

pela visibilidade dos bebês” CEI Jardim São Joaquim Responsáveis: Professoras

Natália Tazinazzo Figueira e Gabriela Maria dos Santos 

 Confira à íntegra da Sessão Solene neste link.

Outras notícias relacionadas