Prêmio Villa-Lobos 2025: Conheça os projetos premiados da 7ª edição

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

28 de novembro de 2025 - 21:14
Foto de grupo de crianças em pé diante da mesa diretora da Câmara, todas com camisetas brancas. Ao fundo, telão com o texto “Prêmio Heitor Villa-Lobos 2025”, ilustrações coloridas e luz uniforme.Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

Os vencedores da 7ª edição do Prêmio Heitor Villa-Lobos foram conhecidos durante Sessão Solene realizada na noite desta sexta-feira (28/11) na Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia foi presidida pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e da Comissão Julgadora.

“Nós vamos para a sétima edição, premiando e resgatando projetos incríveis de escolas que trabalham com educação musical. A música faz a diferença aos bebês, às crianças e aos jovens na questão social, motora, afetiva. No desenvolvimento do ser humano, a música é fundamental”, observou o presidente da Sessão Solene.

Responsável pelos Programas de Música da Rede Municipal de Ensino, Denise Martins Lumia, representou a SME (Secretaria Municipal de Educação). “Eu venho participando há alguns anos, representando a pasta da música que vê a criança de forma integral. É muito importante que a gente possa premiar os professores que estão na ponta, trabalhando com nossos estudantes”.

Sobre a premiação

Criada em 2017 – por meio da Resolução 18/2017 – em homenagem ao maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, a condecoração reconhece projetos inovadores e promissores na área da educação musical. O autor da matéria, o deputado e ex-vereador Reis (PT), falou sobre a importância da educação musical nas escolas.

“É bastante gratificante ver aquilo que plantamos dar resultado. Eu fico muito feliz de ver tantos talentos, tantas escolas trabalhando com projetos musicais”, comemorou Reis.

A iniciativa é voltada a projetos desenvolvidos em CEIIs (Centros de Educação Infantil Indígena), CEIs (Centros de Educação Infantil), Cemei (Centros Municipais de Educação Infantil), Ciejass (Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos), EMEBSs (Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos), Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e EMEFMs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio).

Assim como em anos anteriores, os projetos inscritos foram avaliados por uma banca julgadora. Entre os critérios de análise estão a relevância educacional do trabalho, a criatividade e a originalidade, o envolvimento dos estudantes na execução do trabalho, a coerência dos objetivos e os resultados esperados, a inovação metodológica e a pedagógica.

Vencedores da 7ª edição

A edição deste ano contou com 30 inscrições. Os três primeiros colocados receberam um diploma como reconhecimento do Legislativo paulistano.

Conheça os vencedores: 

1° Lugar 

Projeto “Linguagem Musical” CEU EMEF Alto Alegre Responsável:

Ledir Roman de Melo Rodrigues 

2° Lugar 

Projeto “Explorando o potencial musical: o corpo e a voz como

instrumentos musicalizadores” EMEF Professor João de Souza Ferraz Responsável:

Professor Sérgio Ricardo dos Santos 

3° Lugar 

Projeto “Isso é música de criança? Sarau na Praça, rodas e ritos

pela visibilidade dos bebês” CEI Jardim São Joaquim Responsáveis: Professoras

Natália Tazinazzo Figueira e Gabriela Maria dos Santos 

 Confira a íntegra da Sessão Solene neste link.

Veja também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

Entrega do Prêmio Heitor Villa-Lobos da Educação Municipal - Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Richard Lourenço

 

Outras notícias relacionadas