Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Premiação celebra o Dia da Turquia e da Comunidade Turca

28 de maio de 2015 - 21:23

Categorias

ERICA MANSBERGER

O CCTB (Centro Cultural Brasil-Turquia) realizou a primeira edição do Prêmio CCTB, homenageando em quatro categorias as instituições e personalidades que realizaram trabalhos de aproximação entre as culturas brasileira e turca. O prêmio foi entregue em uma sessão solene em homenagem ao Dia da Turquia e da Comunidade Turca, realizada na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira (28/5).

hfghfgh

Diretor do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, e a novelista Glória Perez

Foram homenageados o diretor do SESC –SP, Danilo Santos de Miranda, na categoria Cultura, pela manifestações culturais realizadas nas unidades do SESC; o reitor da USP (Universidade de São Paulo), Marco Antônio Zago, na categoria Acadêmica, pelas relações acadêmicas entre os países; e a escritora de novelas, Glória Perez,  que recebeu o prêmio na Categoria Mídia, em homenagem a novela ‘Salve Jorge’, que retratou e popularizou a cultura da Turquia no Brasil.

“A Turquia é um país que me despertou curiosidade porque ela está no caldo cultural brasileiro, mas ao mesmo tempo essa influência era pouco conhecida. Acho que com a novela as pessoas se apaixonaram pela Turquia, tanto que foi um festival de ir pra lá, passear de balão e conhecer um pouco mais da cultura, da culinária e dos costumes. Acho que a novela trouxe tudo isso mais para perto do Brasil”, disse Glória, ao receber o prêmio.

ghfgh

Ex-jogador Alexsandro de Souza

O ex-jogador de futebol Alexsandro de Souza – o Alex – recebeu um prêmio especial em homenagem a sua carreira de nove anos na Turquia. O jogador inclusive ganhou do time Fenerbahçe uma estátua em sua homenagem. “Eu ainda não sei como explicar o motivo desta homenagem, não fiz nada de diferente. Mas a paixão do povo turco por futebol e por mim me dá uma satisfação absurda, de ver que eu saí do Brasil e conquistei esse sucesso lá”, disse.

A solenidade foi promovida com o apoio do presidente da Câmara, vereador Antonio Donato (PT), e marcou o encerramento de uma semana de comemorações, com exposições e premiações, como o hall de entrada do Salão Nobre do Palácio Anchieta e o Museu da Língua Portuguesa, que receberam exposições com imagens e textos representando a história e a cultura da Turquia. O objetivo das comemorações é estreitar as relações entre os países.

“O centro cultural funciona como uma ponte para que o povo brasileiro conheça melhor nosso país. É muito importante que nossa cultura seja divulgada no Brasil, e assim estreitar nossa relação. Em Istambul temos uma sede para que a nossa terra [Turquia] também conheça um pouco da nossa segunda nação, o Brasil, a terra que escolhemos para viver”, disse o presidente do CCTB, Mustafa Goktepe.

O presidente Donato ressaltou as contribuições da cultura turca no Brasil e na cidade de São Paulo. “O Dia da Turquia foi criado justamente como um momento para celebrar essa relação entre Brasil e Turquia. É um país fascinante, com uma cultura milenar, uma síntese entre o Oriente e o Ocidente, com uma economia pujante. E o Brasil tem muito interesse nessa relação. Principalmente a cidade de São Paulo, que tem essa característica cosmopolita de acolher novas culturas. São nesses momentos que podemos aprender mais com a aproximação e a troca de experiências”, afirmou.

Acompanharam a solenidade diversas autoridades da cidade. Entre eles o ex-vereador Oliveira, autor do Projeto de Lei que incluiu a data comemorativa do Dia da Turquia no calendário oficial da cidade, e o deputado estadual José Américo (PT).

Clique e confira a galeria de fotos.

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar