A Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realizou, neste fim de semana, duas audiências públicas com o objetivo de discutir a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE). O vereador Carlos Apolinário presidiu as audiências públicas que aconteceram sábado(29/06), no SESC Itaquera, zona leste; e domingo, no SESC Interlagos, zona norte. Juntas as audiências reuniram cerca de 500 pessoas para discutir o Plano. O PDE é um instrumento que tem o objetivo de organizar as atividades que são exercidas em todo município para desenvolver as funções sociais da cidade. “A revisão do Plano Diretor Estratégico surge da necessidade da adequação da lei à cidade real”, afirmou o vereador José Police Neto (PSDB), que é relator do projeto que revisa o PDE.
Os encontros mostraram que moradia popular, preservação de meio ambiente e geração de emprego são algumas das principais preocupações.
Itaquera
Os moradores da zona leste lotoram o espaço destinado à audiência no SESC. As principais demandas e sugestões para o PDE daquela área foram: saneamento básico; habitação popular de qualidade; isonomia entre os bairros; transporte de qualidade; e a atração de empresas para a região leste com o objetivo de criar novos empregos.
Além de Police Neto e Apolinário estiveram na audiência de Itaquera os vereadores Zelão(PT), Toninho Paiva(PR), Paulo Frange(PTB), Chico Macena(PT), Juliana Cardoso(PT) , o deputado estadual Adriano Diogo e a representante do Executivo, arquiteta Nilza Toledo.
Interlagos
Em Interlagos, a maioria das falas estava relacionada à necessidade de haver um equilíbrio entre moradia popular e preservação do meio ambiente. “As pessoas sabem que precisam de qualidade de vida, mas entendem a necessidade da preservação do meio ambiente, especialmente porque a zona sul é uma área de mananciais”, afirmou o vereador José Police Neto .
Políticas públicas que ajudem na geração de renda também foi uma demanda da população nesta região.
Também estiveram presentes no SESC Interlagos os vereadores Alfredinho(PT), Goulart(PMDB), Ítalo Cardoso(PT), Cláudio Prado (PDT) e subprefeitos da região.
|
Política Urbana realiza audiências públicas para discutir o Plano Diretor Estratégico
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40