A Comissão Permanente de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realizou, neste fim de semana, duas audiências públicas com o objetivo de discutir a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE). O vereador Carlos Apolinário presidiu as audiências públicas que aconteceram sábado(29/06), no SESC Itaquera, zona leste; e domingo, no SESC Interlagos, zona norte. Juntas as audiências reuniram cerca de 500 pessoas para discutir o Plano. O PDE é um instrumento que tem o objetivo de organizar as atividades que são exercidas em todo município para desenvolver as funções sociais da cidade. “A revisão do Plano Diretor Estratégico surge da necessidade da adequação da lei à cidade real”, afirmou o vereador José Police Neto (PSDB), que é relator do projeto que revisa o PDE.
Os encontros mostraram que moradia popular, preservação de meio ambiente e geração de emprego são algumas das principais preocupações.
Itaquera
Os moradores da zona leste lotoram o espaço destinado à audiência no SESC. As principais demandas e sugestões para o PDE daquela área foram: saneamento básico; habitação popular de qualidade; isonomia entre os bairros; transporte de qualidade; e a atração de empresas para a região leste com o objetivo de criar novos empregos.
Além de Police Neto e Apolinário estiveram na audiência de Itaquera os vereadores Zelão(PT), Toninho Paiva(PR), Paulo Frange(PTB), Chico Macena(PT), Juliana Cardoso(PT) , o deputado estadual Adriano Diogo e a representante do Executivo, arquiteta Nilza Toledo.
Interlagos
Em Interlagos, a maioria das falas estava relacionada à necessidade de haver um equilíbrio entre moradia popular e preservação do meio ambiente. “As pessoas sabem que precisam de qualidade de vida, mas entendem a necessidade da preservação do meio ambiente, especialmente porque a zona sul é uma área de mananciais”, afirmou o vereador José Police Neto .
Políticas públicas que ajudem na geração de renda também foi uma demanda da população nesta região.
Também estiveram presentes no SESC Interlagos os vereadores Alfredinho(PT), Goulart(PMDB), Ítalo Cardoso(PT), Cláudio Prado (PDT) e subprefeitos da região.
|
Política Urbana realiza audiências públicas para discutir o Plano Diretor Estratégico
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00-72.jpg)
-300.jpg)
-300.jpg)
-300.jpg)