A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente realizou sua reunião nesta quinta-feira (28/8). Entre os temas debatidos, está a requalificação do centro de São Paulo. A arquiteta e urbanista Sandra Katsuura apresentou informações sobre a evolução das obras no Triângulo SP.
De acordo com Katsuura, o trabalho está sendo acompanhado por empresas de abastecimento de água, esgoto, elétrico e gás. Além disso, as empresas estão aproveitando a escavação das ruas para a renovação das estruturas. “Essa obra não é só de embelezamento ou troca de piso. Nós estamos fazendo toda a reorganização da infraestrutura que vai manter o calçadão acessível e a cidade mais conectada”.
Ônibus elétricos
A reunião também contou com participação de Amílcar Augusto Gouvea Filho, engenheiro elétrico da Fundação Vanzolini. Ele destacou a importância da geração de energia fotovoltaica para alimentação dos ônibus elétricos.
Segundo Amílcar, o projeto foi iniciado há um ano e meio. No início, o objetivo era fazer a geração somente durante o período de sol. À noite, a energia utilizada seria da concessionária responsável pela região. “Com a evolução das tecnologias, os preços hoje são extremamente agradáveis. Ou seja, agora podemos fazer a geração de energia e reserva das baterias para usar durante a noite”.
Requerimentos
A Comissão aprovou ainda dois requerimentos – ambos do presidente do colegiado, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS). O primeiro convida o presidente da Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo), Francisco Forbes, para esclarecer sobre o andamento do projeto de modernização do sistema semafórico. O documento também questiona se os novos semáforos contam com utilização de inteligência artificial para otimizar o tráfego e ampliar a segurança na cidade.
Já o outro requerimento trata da modernização dos sistemas de controle viário de São Paulo. No texto, o vereador convida um representante do projeto internacional Project Green Light, vinculado à equipe de pesquisa em inteligência artificial do Google Research. No texto, o parlamentar explica que o objetivo é “otimizar sistemas semafóricos urbanos por meio da aplicação de inteligência artificial e dados agregados de mobilidade urbana”. Além disso, a iniciativa resulta em “redução de até 30% no número de paradas e até 10% nas emissões de poluentes nos cruzamentos tratados.”
Ao final da reunião, o presidente do colegiado avaliou os trabalhos. “Estamos aprendendo com os especialistas, professores, técnicos e empresas preparadas para falar sobre os assuntos. Para colher o melhor e colocar em prática através de uma legislação para que as pessoas tenham uma vida mais eficiente, digna e responsável”.
A reunião, que pode ser conferida no vídeo abaixo, contou com a presença dos vereadores Sansão Pereira (REPUBLICANOS), Amanda Vettorazzo (UNIÃO) e Dr. Milton Ferreira (PODE).