Medalha e Diploma Jânio Quadros são entregues em tarde de homenagens na Câmara

A honraria - concedida nesta segunda-feira (15/9) - reconhece representantes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), além de personalidades militares e da sociedade civil

Por: ELYS MARINA
DA REDAÇÃO

15 de setembro de 2025 - 19:37
Error in workflowLucas Bassi / REDE CÂMARA SP

A Medalha e Diploma Jânio Quadros valorizam as diversas ações que beneficiam a segurança da população paulistana. O prêmio institucional da Câmara Municipal de São Paulo – realizado anualmente no Legislativo paulistano – chegou à 11ª edição em 2025. 

A premiação leva o nome do ex-prefeito Jânio Quadros (1917 – 1992), porque ele foi idealizador da Guarda Civil Metropolitana em 1986, há 39 anos. A honraria é concedida em 15 de setembro ou no primeiro dia útil seguinte. 

Coautora da lei que criou a Medalha e Diploma Jânio Quadros, a vereadora Edir Sales (PSD) presidiu a Sessão Solene na tarde desta segunda-feira (15/9). A parlamentar ressaltou a importância do prêmio, e anunciou novidades para a corporação. 

De acordo com Edir, a Câmara Municipal de São Paulo receberá em breve um projeto sugerindo o Centro de Formação da Guarda. “Para se tornar curso superior. Vamos valorizar cada vez mais a Guarda. Esse dia é inesquecível, ficamos muito emocionados.”

No evento deste ano, foram 90 homenageados 70 integrantes da GCM, dez militares e dez personalidades civis. A tenente Tatiana Quadros, da Força Aérea Brasileira, prima de quarto grau do ex-prefeito Jânio Quadros, falou da emoção de ter sido lembrada. Ela também destacou a presença das mulheres nas instituições. 

“Além de estar recebendo uma outorga maravilhosa, muito especial para a Guarda Civil Metropolitana, para mim tem um teor familiar. É emocionante, é gratificante, mexe comigo por dentro. É saber que mulheres têm grandes oportunidades hoje para serem militares, para serem destaque, para terem o seu espaço “, disse a tenente. 

O procurador-geral do Parlamento municipal, Paulo Augusto Baccarin, também foi homenageado. Baccarin liderou o trabalho junto à Câmara em questões jurídicas relevantes para a capital paulista, em especial na defesa da constitucionalidade na aprovação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica que dá poderes de polícia à Guarda Municipal. 

“O que nós conseguimos na Procuradoria da Câmara, através do nosso trabalho, por 15 anos acompanhando esse processo, é um marco na história da segurança pública desse país”, afirmou  Paulo Augusto Baccarin. “É uma honra muito grande receber esse prêmio da Guarda Civil e essa honraria da Câmara, porque sempre tivemos na Procuradoria da Câmara um carinho muito grande pela GCM”.

O Secretário Municipal da Casa Civil, Enrico Misasi, também recebeu a premiação. Enrico considera a corporação da GCM fundamental para uma cidade como São Paulo. “Eu fico muito contente e honrado de ser um dos agraciados. Agradecido por essa homenagem. Mas, me somo mais do que tudo, a todos os paulistanos que celebram hoje essa data importante para essa instituição que é fundamental para a nossa cidade”.

Orlando Morando, secretário municipal de Segurança Urbana, disse que o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança tem apresentado diminuição nos índices de violência na capital. “Queda no roubo de veículos, queda em furtos de veículos”.

“A operação paulista mais segura foi um plano que nós colocamos em prática. Nós reduzimos em mais de 50% os roubos e os furtos. E nós devemos isso à GCM de São Paulo, aos investimentos que foram feitos nela, aos 7.500 homens e mulheres que todos os dias defendem essa população”, destacou Orlando Morando. 

Confira, abaixo, a lista dos homenageados que receberam o prêmio Medalha e Diploma Jânio Quadros.

 Personalidades civis:

 1 – Alexsandro Pereira Costa Inspetor de Divisão – GCM SP (aposentado)

 2 – Bruna Gadelha da Silva – Ex-Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Segurança Urbana

3 – Enrico Van Blarcum de Graaff Misasi Secretário-Chefe da Casa Civil

 4 – Fernando Padula Novaes Secretário Municipal da Educação

 5 – Orlando Morando Secretário Municipal de Segurança Urbana

 6 – Dr. Paulo Augusto Baccarin – Procurador-Geral Legislativo da Câmara Municipal de São Paulo

 7 – Reinaldo Aparecido Mastellaro – Presidente do SINCAMESP – Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas, Medicamentos, Correlatos, Perfumarias, Cosméticos e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo

 8 – Wesley Ulisses Alves – Diretor do Departamento de Projetos e Obras da Secretaria Municipal de Segurança Urbana

 9 – Dr. Walter Mello de Vargas – Presidente da Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz

10 – Dra. Kátia Salvatori – Delegada Titular do 56o Distrito Policial

 Personalidades Militares

 1 – General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro –  Comandante do Comando Militar do Sudeste

 2 – Coronel Aviador Wagner Takemi Motoyama – Diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMA

 3 – 1o Ten. Tatiana Aparecida Oliveira Quadros – Chefe da Assessoria de Comunicação Social do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo – PAMASP

 4 – Coronel PM Luis Carlos dos Santos da Silva Comandante do 21o BPM/M

 5 – Cabo PM Cynthia Graziella de Castro Oliveira Couto CPA/M3

 6 – Cabo PM Eduardo Henrique Mariano Neves Ribeiro 5o BPM/M

 7 – Soldado PM Karen Cristina do Espirito Santo CPA/M3

 8 – Soldado PM Marco Antonio Ferraço de Araujo 5o BPM/M

 9 – Cabo PM Vinicius Cavalcante Torres Galindo 5o BPM/M

 10 – Soldado PM Alexandre Valério Silva Júnior 9o BPM/M

 Guarda Civil Metropolitana de São Paulo / inspetores

1 – Inspetor de Divisão Gilson Antonio da Silva

2 – Inspetor de Divisão Luiz Carlos Panoni Sanches

3 – Inspetor de Divisão Cícero Alves da Silva

4 – Inspetor de Divisão Antonio Carvalho Silva

5 – Inspetor de Divisão Aldrin Cardoso Nonato

6 – Inspetor de Divisão Antero José de Macedo Junior

7 – Inspetor de Divisão Eduardo Cambi

8 – Inspetor de Divisão José de Barros Lira

9 – Inspetor de Divisão Edson Ramalho dos Santos

10 – Inspetor de Divisão Edson Gonçalves Mendes

11 – Inspetor de Divisão Nelson Corrêa de Souza

12 – Inspetor de Divisão Rogério de Jesus Alves

13 – Inspetor de Divisão Marcos de Carvalho

14 – Inspetor de Divisão Adelson Alves Simão da Silva

15 – Inspetor Paulo Ricardo Piero

 Guarda Civil Metropolitana de São Paulo / subinspetores

 1 – Subinspetor Antonio Luiz Marçal

2 – Subinspetor André Luis Fernandes Soares

3 – Subinspetor Ecio Teixeira Magalhães

4 – Subinspetora Fabiana de Oliveira Ortiz Pereira

5 – Subinspetor Elio Pinheiro de Souza

6 – Subinspetor Marcus Vinicius dos Santos

7 – Subinspetor Jailson Fidelis Lira

8 – Subinspetor Wendel Falqueti Lima Vieira

9 – Subinspetor Rodrigo de Souza Lima

10 – Subinspetora Maudy Ivoglo da Costa

 Guarda Civil Metropolitana de São Paulo / Classe Distinta

1 – Classe Distinta Luiz Carlos Encinosa

2 – Classe Distinta Rosaria Aparecida Valentim Agnoletto

3 – Classe Distinta Raphael Osti Campos

4 – Classe Distinta Claudio Ricardo Pozzi Silva

5 – Classe Distinta Carlos Alberto Penci

6 – Classe Distinta Osmar Costa Lima

7 – Classe Distinta Alexandre Ortiz da Rocha

8 – Classe Distinta José Eduardo Vasata Janini

9 – Classe Distinta Regiani Malieni Siqueira

10 – Classe Distinta André Gomes Laurentino

 Guarda Civil Metropolitana de São Paulo / Classe Especial

 1 – Classe Especial Luiz Fabio Pio Xavier

2 – Classe Especial Rosalina Maria de Souza

3 – Classe Especial Gislene Brasil Novaes Monteiro

4 – Classe Especial Anderson Bispo de Freitas

5 – Classe Especial Andreia Aparecida da Silva

6 – Classe Especial Reinaldo Tenorio de Almeida

7 – Classe Especial Sidnei Ribeiro Souza

8 – Classe Especial Reynaldo Coelho Barbosa

9 – Classe Especial Marcelo Ribeiro

10 – Classe Especial Kau de Oliveira Jakubowski

 Guarda Civil Metropolitana de São Paulo / GCM 1ª. Classe

 1 – GCM 1a Classe Ricardo Firmino Quirino

2 – GCM 1a Classe Claudia Ferreira Lima Lopes

3 – GCM 1a Classe Adriano Frutuoso Sobreira

4 – GCM 1a Classe Carolina Gribl Honorato

5 – GCM 1a Classe Fabiana Valentim

6 – GCM 1a Classe Elisete da Silva Santos

7 – GCM 1a Classe Rosimeire da Cruz Cypriano

8 – GCM 1a Classe Beatriz Teixeira Ruiz

9 – GCM 1a Classe Joelma Rodrigues de Terceros

10 – GCM 1a Classe Thiago Fernandes

11 – GCM 1a Classe Carlos Eduardo Mendes dos Santos Amorim

12 – GCM 1a Classe Cleber Andresson da Encarnação Alves

13 – GCM 1a Classe Caio Allan Pedrosa de Asevedo

14 – GCM 1a Classe Edson Pereira de Oliveira

15 – GCM 1a Classe Raquel Vanzella

16 – GCM 1a Classe Vera Lucia dos Santos

17 – GCM 1a Classe Marcelo Cordeiro de Vasconcelos

18 – GCM 1a Classe Paulo Henrique Angelo de Souza

19 – GCM 1a Classe Carlos Augusto Soares dos Santos Junior

20 – GCM 1a Classe Fernando Barbosa Cavalcante

21 – GCM 1a Classe Edivaldo Pereira de Souza

22 – GCM 1a Classe Sebastião Geilson Fernandes Vieira

23 – GCM 1a Classe Diogo Ferreira da Rocha

24 – GCM 1a Classe Fabio Franca Di Marzo

25 – GCM 1a Classe Ricardo Salviano Machado

Assista abaixo à cerimônia de premiação:

Confira mais fotos da Sessão Solene de entrega da Medalha e Diploma Jânio Quadros no Flickr da Câmara Municipal de São Paulo. Crédito: Lucas Bassi / REDE CÂMARA SP

Sessão Solene para Entrega da Medalha Jânio Quadros - Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Lucas Bassi

 

Outras notícias relacionadas