O prefeito Gilberto Kassab (DEM) sancionou em dezembro de 2009 o projeto de lei do vereador Jamil Murad (PCdoB) que homenageia Antonio de Almeida Soares, o Tom, com a denominação da praça construída entre as ruas João José de Queiroz e a rua João Cândido de Lima, na vila São Francisco, Tom nasceu e cresceu em Piratininga, interior de São Paulo. Aos 17 anos tornou-se estudante de filosofia e teologia no Seminário Diocesano. Foi padre e militou na JOC, onde foi dirigente da Juventude Operária Católica. Em 1.972 filiou-se ao Partido Comunista do Brasil e juntamente com a sua companheira, Ana Martins, foi viver no interior da Bahia desenvolvendo trabalho popular de apoio à guerrilha do Araguaia. Nas palavras do vereador Jamil Murad (PCdoB), Tom foi um revolucionário aguerrido e consequente até o fim da vida, “associando firmeza e ternura, seriedade e alegria”. Participou de lutas do movimento operário, popular, de trabalhadores rurais contra a carestia, pelo fim do regime militar e pela Anistia ampla, geral e irrestrita. Na militância do PCdoB, Tom viu o fim da ditadura militar e a conquista da constituinte de 1988 e inúmeros êxitos democráticos na cidade de São Paulo, além da vitória do Presidente Lula, em 2002. “Tom tinha uma qualidade especial que era a fé inabalável no futuro socialista, mas construído com trabalho e paciência, diálogo com os trabalhadores e com o povo mais simples”, completou Jamil. Atuação na capital Os bairros de São Miguel Paulista, Itaim e Ermelino Matarazzo foram localidades da zona leste “Foi um militante valoroso, dedicado ao partido e ao desenvolvimento popular. Nunca se omitiu às tarefas assumidas; até os últimos momentos de sua vida queria participar das reuniões e conferências do Distrital de São Miguel”, relatou Ana Martins, companheira de Tom. A praça de lazer e recreação que recebeu a denominação de Antonio de Almeida Soares foi fruto de abaixo assinado dos moradores da Vila São Francisco e adjacências. |
Líder comunitário da zona leste é homenageado
Categorias
Outras notícias relacionadas
É Lei: Após aprovação da Câmara, legislação garante atendimento em Libras às pessoas com deficiência auditiva em repartições públicas
No início do ano passado, entrou em vigor a Lei n° 18.224, de 09 de janeiro de 2025. O texto garante às pessoas com deficiência auditiva informações e atendimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todas as instituições públicas da capital paulista. A legislação foi elaborada a partir da aprovação do PL (Projeto de... »
Atualizado em 23/01/2026 - 19h16É Lei: Norma cria o “Cantinho Acolhedor”, locais para receber pessoas neurodivergentes
Desde o primeiro semestre do ano passado está em vigor na capital paulista a Lei n° 18.253, de 22 de maio de 2025. A norma cria o “Cantinho do Acolhimento” – espaços reservados para pessoas neurodivergentes em estabelecimentos públicos e privados. “Consideram-se como estabelecimentos públicos e privados os quais há serviços públicos e/ou socialização e... »
Atualizado em 22/01/2026 - 18h47É Lei: Capital proíbe tatuagens e piercings em animais para fins estéticos
O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou em maio do ano passado o PL (Projeto de Lei) 10/2022. E após ter recebido o aval da Casa, a proposta foi sancionada pela Prefeitura na Lei n° 18.269, de 09 de junho de 2025. A norma proíbe fazer tatuagens permanentes ou temporárias e a colocação... »
Atualizado em 21/01/2026 - 19h46