A Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal realizou a sua segunda reunião ordinária nesta quarta-feira (18/03), na Sala Tiradentes, e aprovou quatro requerimentos, que solicitam informações à EMURB, à SPTuris e à Secretaria do Governo Municipal. Requerimentos do vereador José Américo (PT) questionam trabalhos do presidente do PPS, Roberto Freire, na Empresa Metropolitana de Urbanização (Emurb) e na São Paulo Turismo (SPTuris).
O dois primeiros requerimentos aprovados, de autoria do vereador José Américo, solicitam informações à Emurb e à SPTuris em relação ao ex-senador e presidente do PPS, Roberto Freire, que integra o conselho das duas instituições. O vereador deseja saber quanto Freire recebe, como foi nomeado e quais são os critérios de nomeação.
“São pedidos de informação, pois de acordo com matérias veiculadas na imprensa, o ex-senador Roberto Freire ocupa cargos nas duas instituições. Ele recebe R$ 12 mil para participar de uma reunião por mês. Nem morar em São Paulo ele mora. Queremos saber quem paga suas viagens, por exemplo. Queremos saber quais foram os critérios para sua nomeação e qual sua real função nos conselhos”, explicou o vereador José Américo.
O terceiro requerimento aprovado, também do vereador Américo, solicita cópias à Secretaria do Governo Municipal das atas dos Conselhos de Administração e Fiscal da Emurb, Cohab, CET, SPTuris, Prodam e SPTrans, referentes aos anos de 2007 e 2008, bem como quantos e quem são os membros do conselhos.
Outro requerimento que foi aprovado, do vereador Adolfo Quintas (PSDB), solicita ao Executivo o envio bimestral da distribuição dos servidores ativos, por Secretaria e por regime de contratação, a remuneração por faixa salarial dos servidores ativos e inativos e a folha de pagamento contendo o número de servidores por Secretaria.
Participaram da reunião os vereadores Domingos Dissei (DEM), Francisco Chagas (PT), Penna (PV), Quito Formiga (PR), José Américo, Souza Santos (PSDB) e Adolfo Quintas, presidente.
|
José Américo quer informações dos trabalhos de Roberto Freire na Emurb e na SPTuris
Categorias
Outras notícias relacionadas
Saúde, educação e acolhimento marcaram as discussões da Comissão da Criança em 2025
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude foi instalada em 8 de maio. Em 2025, foram realizadas nove reuniões ordinárias. Ao longo do ano, o colegiado expediu 11 ofícios. Em cinco de junho, durante a primeira reunião do colegiado, o vice-presidente da comissão, vereador Celso Giannazi (PSOL), falou... »
Atualizado em 19/01/2026 - 12h00Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00


