O exercício do mandato de vereador não é propriamente uma novidade para o bacharel em Direito e corretor de imóveis Ítalo Cardoso. O vereador, que tomou posse na Câmara Municipal, no dia 1º de janeiro, para exercer o mandato nesta 15ª legislatura (2009-2012), já havia desempenhado a vereança nas legislaturas 1989/92, 1993/96, 1997/2000 e 2001/03.
Eleito com 30.541 votos pela coligação PCdoB/ PRB/ PT/ PSB, Ítalo Cardoso de Araújo é natural de Araçaguaí (MG). Militante do movimento sindical desde o início da década de 80, acumula a experiência de ex-dirigente do Sindicato dos Químicos, de ex-dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de ex-presidente do Diretório Municipal do PT. De 2003 a 2006, exerceu o mandato de deputado estadual. Na Assembléia Legislativa de São Paulo, Ítalo Cardoso presidiu a Comissão de Direitos Humanos.
E é exatamente o tema dos direitos humanos que pretende ser uma das principais frentes da atuação parlamentar do vereador. Em entrevista recente, complementou: “Fazendo campanha é fácil perceber a falta que fazem os direitos humanos na vida das pessoas.”
Ítalo anuncia que vai dedicar seu mandato também a propor projeto no sentido de garantir assistência médica aos dependentes químicos no sistema de saúde do Município, porque “não existe na rede hospitalar um leito sequer para internação e tratamento do jovem que queira se internar para se desintoxicar do uso de drogas.”
|
Ítalo Cardoso retorna à Câmara Municipal
Categorias
Outras notícias relacionadas
Infrações de trânsito, educação e política nacional; confira alguns temas da sessão desta quinta
No pequeno expediente da Sessão Plenária desta quinta-feira (11/9) da Câmara Municipal de São Paulo, os vereadores puderam discursar por até cinco minutos sobre temas de livre escolha. Os parlamentares que subiram à tribuna debateram questões ligadas à infração de trânsito, risco a ciclistas e pedestres, educação na capital paulista e política nacional. A vereadora... »
Atualizado em 11/09/2025 - 16h57Câmara aprova em definitivo projeto de representação de agentes públicos pela Procuradoria do município
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2ª e definitiva votação, em Sessão Plenária realizada nesta quarta-feira (10/9), o substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 963/2025. Foram 31 votos favoráveis, 15 contrários e uma abstenção. A proposta do Executivo trata da representação dos agentes públicos pela Procuradoria Geral do Município por atos praticados no... »
Atualizado em 10/09/2025 - 19h38