Os imóveis que já são beneficiados por alguma isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderão ser indenizados, em dinheiro, caso sejam atingidos por enchentes e alagamentos causados pelas chuvas. A proposta consta do Projeto de Lei 558/07, de autoria dos vereadores Adilson Amadeu (PTB) e Donato (PT), cujo parecer favorável foi aprovado nesta quarta-feira (01/09) pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de São Paulo. Em sua justificativa, Donato destaca que “a presente propositura tem por objetivo alterar as disposições da Lei 14.493, de 9 de agosto de 2007, no sentido de possibilitar aos imóveis abrangidos por alguma isenção, que não a prevista na mencionada lei, o direito de ressarcimento aos prejuízos decorrentes das enchentes”.
A lei municipal 14.493, popularmente conhecida como “seguro contra enchentes”, concede aos imóveis atingidos pelas enchentes isenção ou remissão do IPTU como forma de amenizar os prejuízos causados pelas inundações.
“Ocorre que, para os imóveis já abrangidos por alguma isenção do IPTU, nada mencionou a lei municipal, o que na verdade praticamente a tornou inócua, uma vez que a quase totalidade dos imóveis atingidos por enchentes já é isenta do IPTU em virtude de seu baixo valor venal, não sendo assim beneficiadas pela lei”, explica Donato.
Catapora
A comissão também aprovou o parecer favorável ao PL698/07, do José ferreira Zelão (PT), que prevê a vacinação preventiva contra catapora e a inclusão no calendário oficial de imunização de doenças.
Zelão lembra que de janeiro a outubro de 2007, quando elaborou o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 4.955 casos de catapora. “Esse quadro reflete a necessidade urgente de uma campanha de esclarecimento da população e de vacinação contra a catapora”, argumenta em sua justificativa.
Outros PLs
Foram aprovados ainda os pareceres favoráveis dos seguintes projetos:
PL244/07, do vereador Wadih Mutran (PP);
PL405/09, do vereador Souza Santos (PSDB);
PL 595/08, do ex-vereador Paulo Fiorilo, e
PL 629/05, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB).
Integram a Comissão os vereadores Roberto Tripoli (PV), Aurélio Miguel (PR), Atílio Francisco (PRB), Milton Leite (DEM), Donato (PT), Gilson Barreto (PSDB), Arselino Tatto (PT), Adilson Amadeu (PTB) e Souza Santos (PSDB).
|
Imóveis já isentos do IPTU poderão ser indenizados financeiramente
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Educação promove audiência para discutir a poluição sonora na capital
Em 10 de novembro (segunda-feira), a partir das 18h, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes irá discutir em Audiência Pública assuntos relacionados à poluição sonora na capital paulista. O requerimento do debate é da vereadora Cris Monteiro (NOVO) – vice-presidente do colegiado. A parlamentar destaca que a comissão tem “competência para opinar sobre todas... »
Atualizado em 24/10/2025 - 10h01Comissão de Inovação discute descontaminação ambiental e avanços em acessibilidade urbana e digital
A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente se reuniu nesta quinta-feira (23/10) para discutir dados e propostas para o desenvolvimento das áreas de meio ambiente e acessibilidade. O colegiado recebeu convidados para debater os temas. Participaram representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o diretor comercial da Solos Solution e a supervisora das obras... »
Atualizado em 23/10/2025 - 17h31Alterações na Planta Genérica de Valores são debatidas em Audiência Pública de Finanças e Orçamento
A Comissão de Finanças e Orçamento retomou o debate na Câmara Municipal de São Paulo sobre o PL (Projeto de Lei) 1130/2025 – autoria do Executivo – que prevê a atualização e alterações na PGV (Planta Genérica de Valores), referência para a cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em São Paulo. A matéria,... »
Atualizado em 23/10/2025 - 15h56
