Iluminação de led é debatida pela Frente Parlamentar pela Sustentabilidade

Por: - DA REDAÇÃO

21 de maio de 2015 - 15:23

Categorias

A implantação da iluminação de led em São Paulo foi discutida nesta quinta-feira (21/5) pela Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. Especialistas estiveram presentes e apresentaram os detalhes do novo tipo de iluminação.

O professor José Gil Oliveira, da Universidade de São Paulo, esclareceu que a lâmpada de led tem uma eficiência muito maior que a tradicionalmente utilizada, a de mercúrio. “Para ter uma ideia, uma lâmpada de led tem uma eficiência de 200 lumens/watts . Uma lâmpada convencional tem 11 lumens/watts.”

De acordo com Marco Martins, diretor da Abilux, outra grande vantagem da iluminação de led é seu tempo até o descarte.  “Vai diminuir terrivelmente a geração de lixo, mas vale lembrar que ela vai passar a ser um lixo eletrônico, e terá que ser tratado da mesma forma que fazemos com computadores e televisores”, disse.

A prefeitura de São Paulo concedeu à iniciativa privada toda a gestão e renovação do sistema de iluminação pública de vias e de espaços públicos. O modelo escolhido foi o da parceria público-privada (PPP) e a concessão terá um prazo de 25 anos.

Para o vereador da Frente Parlamentar, Natalini (PV), é lamentável que a Câmara não conheça muito esse projeto do Executivo. “Essa iniciativa de implantar as lâmpadas de led é positiva, bem-vinda. Só que a Câmara não está ciente desse projeto, que custa mais de R$ 7 bilhões em investimento”, disse.

Outras notícias relacionadas