Estudantes do Ensino Fundamental tomam posse e elegem presidente do Parlamento Jovem 2025

*Texto atualizado às 19h52

Por: FELIPE PALMA E ELYS MARINA
DA REDAÇÃO

7 de novembro de 2025 - 15:35
Foto de plenário com cinco pessoas na mesa principal e público sentado em poltronas azuis. Painel exibe “Parlamento Jovem 2025 – Ensino Fundamental”. Ambiente amplo e bem iluminado.Lucas Bassi / REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo promoveu na manhã desta sexta-feira (7/11) a Sessão Solene de instalação do Parlamento Jovem Ensino Fundamental. A iniciativa, que está em sua 23ª edição, é uma oportunidade para que alunos de escolas públicas e particulares da cidade exerçam a cidadania ao participar de atividades que simulam o funcionamento do Legislativo municipal.

O início das atividades, conduzidas pelo vereador Celso Giannazi (PSOL) e com a presença do vereador Dr. Murillo Lima (PP) – foi marcado pela diplomação dos estudantes, do mesmo jeito que ocorre com os vereadores. Na sequência, os recém-empossados fizeram o juramento e desenvolveram os trabalhos parlamentares. Eles apresentaram projetos e votaram as propostas apresentadas pelos colegas no Plenário.

Ao todo, 168 estudantes se inscreveram para participar do Parlamento Jovem de Ensino Fundamental 2025. Desses, 55 foram selecionados como titulares e 5 como suplentes. O Parlamento Jovem Ensino Fundamental foi instituído no Legislativo paulistano por meio da Resolução nº 10/2001, do ex-vereador Dr. Farhat.

Pronunciamentos e eleição Mesa Diretora

A estudante Alice Dias Boselli representou a Mesa Diretora do evento realizado ano passado. Ela disse que a oportunidade foi muito especial. “Parabenizo todos pelo empenho e dedicação. Nada disso seria possível sem as escolas e professores que apoiam o projeto. Participar da chapa vencedora foi um marco na minha vida, conheci pessoas inteligentes e talentosas, com projetos inspiradores. Isso me mostrou que vivemos em uma cidade múltipla e diversa. Esta vivência me mostrou que a política não está distante de nós, ela faz parte de quem somos e da nossa vida.”

O vereador Celso Giannazi, em nome da Casa Legislativa, afirmou no discurso inicial que são as escolas, públicas ou privadas, que mostram o mundo aos jovens e o quanto eles podem interferir na vida da sociedade. Giannazi ainda pontuou que a atual polarização política no Brasil não pode afastar os jovens da política.

“Primeiro preciso citar a atual composição da Câmara, apenas 20 mulheres, o que não representa a participação de gênero no nosso país, que tem mais mulheres que homens. Vemos essa participação aqui entre os jovens, maioria mulheres. Hoje é uma aula pública fora da escola, na Câmara. Aqui vamos discutir assuntos importantes em várias áreas e debater políticas públicas necessárias para a população. Os projetos são muito bons, voltados às pessoas que mais precisam de assistência.”

Após as falas iniciais, foi realizada a eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem Ensino Fundamental 2025. A chapa vencedora só foi definida em segundo turno, 36 votos para a ‘chapa amarela’ contra 19 para a ‘verde’. A presidente escolhida foi Maria Eduarda Cotrim Grzybowski, de apenas 13 anos.

“É uma oportunidade muito grande para tentar fazer a diferença e para isso é preciso entender sobre o funcionamento do Parlamento e como se faz as leis. Talvez os vereadores possam pegar nossos Projetos de Lei e protocolar um dia, isso me motivou a fazer parte de algo que pode mudar a vida das pessoas.”

Confira a primeira parte do evento, na íntegra, aqui.

Foto de grupo com cerca de 50 jovens posando sorridentes no plenário da Câmara Municipal de São Paulo. Ao fundo, mesas de madeira clara, cadeiras azuis e parede de mármore bege em ambiente bem iluminado.Lucas Bassi / REDE CÂMARA SP

Já no período da tarde, os jovens vereadores participaram da Sessão Plenária especial, onde tiveram a oportunidade de vivenciar na prática a experiência legislativa. Durante os trabalhos, os alunos assumiram as cadeiras, apresentaram projetos, discursaram na tribuna e acompanharam  a votação no painel eletrônico. 

Daniela de Almeida Queiroz, consultora técnica de Relações Públicas da Câmara, o Parlamento Jovem proporciona um momento especial na vida dos adolescentes. “Eu acho que abre muito a mente deles. Quando eles chegam aqui, não sabem muito bem nem quem está aqui. É vereador? É deputado? Esclarecemos para eles como é o funcionamento da Câmara, o que é a Câmara e eles começam a entender melhor . Muitos chegam aqui e acham que é simples, que é só ter uma ideia e que ela vira lei. E aqui eles têm a oportunidade de saber como é esse trâmite e entender a complexidade disso”. 

Bancadas dos jovens vereadores

Os estudantes foram divididos em dez bancadas conforme os temas dos projetos : Cultura, Assistência Social, Emprego , Segurança, Trânsito, Natureza, Educação, Saúde, Planejamento e Esportes. A maior bancada – com 21 jovens vereadores –  foi a da Educação, seguida das de Cultura e Saúde: ambas com seis integrantes. Trânsito e Natureza contaram com cinco parlamentares jovens cada uma. Já as bancadas de Esportes e Emprego , três. Segurança, Assistência Social , Segurança e Planejamento ficaram com  dois. 

O jovem vereador João Vitor Souza Oliveira, vinculado ao Partido Educação, falou do projeto que foi submetido à votação. A proposta avançou com 43 votos favoráveis e 12 abstenções. “O que tem sido mais emocionante são as votações. Nos esforçamos ao máximo e tivemos o retorno como eu tive com os votos. Dá  vontade de ser vereador”. 

Noemy Oliveira de Sena participou ativamente das votações e contou um pouco da percepção do trabalho dos vereadores. “Discursar na tribuna me deixou nervosa, ansiosa, mas eu gostei muito. Uma experiência diferente, e saber o que acontece na Câmara foi importante”. 

Orientação dos professores

Os alunos são acompanhados por orientadores da escola ou pelos responsáveis. A dinâmica do  Plenário foi acompanhada de perto. A professora de geografia Raquel Salum Barbosa ficou satisfeita com a participação da escola. De acordo com ela, a unidade escolar está sendo representada pela quarta vez neste programa com os jovens. 

“Traz orientação política para eles entenderem como funciona a política, a Câmara Municipal, como funciona uma plenária. Contribui para uma formação política, para que desmistifique esse olhar de que a política não é para todos.  É sim, nós somos seres políticos”.

A professora de inglês Monica Cristina Iung Conceição concorda. Para ela, o Parlamento Jovem traz a vivência cidadã na prática. “Está  sendo importante para todos nós, inclusive para mim como professora”.  

Confira a segunda parte do evento e o encerramento, na íntegra, neste link.

Veja também o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Sessão Solene para Instalação do Parlamento Jovem de Ensino Fundamental - Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Lucas Bassi

 

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