A Comissão de Política Urbana Metropolitana e Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira (06/10) o parecer favorável ao projeto de lei 618/09, do vereador Adolfo Quintas (PSDB), que institui o descarte ambiental correto de equipamentos de refrigeração. Fabricantes, importadores, distribuidores e aqueles que comercializam equipamentos de refrigeração no município ficam obrigados a criar e manter um programa de recolhimento, reciclagem ou destruição de equipamentos de refrigeração de forma ambientalmente adequada, em um prazo não superior a um ano a partir da data de publicação da Lei. O intuito é difundir o programa do governo federal para classe de baixa renda, que substitui as geladeiras velhas que emitem o gás poluente CFC. “A quantidade de gás contida em uma geladeira equivale, para o aquecimento global, cerca de três toneladas de CO2, o principal gás de efeito estufa”, enfatiza Quintas em sua justificativa. Requerimento No encontro, foram ainda aprovados dois requerimentos e oito pareceres a projetos de lei. O vereador Domingos Dissei (DEM) solicitou em um dos documentos que seja realizada audiência pública para discutir a implantação de parques verdes dentro da Operação Urbana Mooca – Vila Carioca. Já o vereador Alfredinho (PT) requer realização de audiência com os secretários do Verde e Meio Ambiente e de Habitação para debater a retirada das famílias do Bairro de Vargem Grande. Os projetos que tiverem seus parecer aprovados são: PL 727/09, do vereador Atílio Francisco (PRB), PL 159/09, do vereador Claudinho de Souza (PSDB), PL 54/10, do vereador Cláudio Fonseca (PPS), PL 154/10, do vereador Ricardo Teixeira (PSDB), PL 179/10, do vereador Paulo Frange (PTB), PL 197/10, do vereador Donato (PT), PL 621/08, do vereador Paulo Frange (PTB), PL 687/08, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR). Participaram da reunião os vereadores José Police Neto (PSDB), Claudio Prado (PDT), Toninho Paiva (PR), Nabil Bonduki (PT) e Domingos Dissei (DEM), presidente. |
Empresas de refrigeração terão de criar programa de reciclagem
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00


