A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (22/04), audiência pública para discutir o PL 011/05, do vereador Antônio Goulart (PMDB), que institui assistência psicopedagógica na rede municipal de ensino para diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem.
Um dos que comentaram o projeto na reunião foi o professor José Ghiotto Neto, presidente do Sindicato dos Professores e Funcionários do Ensino Municipal de São Paulo (APROFEM), que sugeriu acréscimo no texto da proposta relativa à habilitação do profissional que vai prestar essa assistência.
“O artigo 2º, quando determina que o profissional seja especializado, não determina quem será esse profissional. Então, é necessário colocar que ele pertença ao Departamento de Orientação Técnica e Pedagógica, conhecido como DOTEP, porque existe pessoa para isso. Aí vai evitar a possibilidade de terceirizar o setor”, esclarece em entrevista à nossa reportagem.
“Eu acho o projeto muito interessante. O problema da aprendizagem vai além do problema de classe: são problemas familiares, sociais. Uma questão muito importante que foi levantada é que as pessoas que vão fazer esse trabalho têm de ser da rede municipal de ensino. A gente não pode mais uma vez pensar em terceirizar o serviço da educação. Então, essa foi a principal recomendação que foi feita na nossa audiência pública. Mais uma terceirização seria criar um corpo estranho ao processo educacional que, em vez de ajudar, iria atrapalhar”, enfatiza o presidente da Comissão, vereador Eliseu Gabriel (PSB), à nossa reportagem.
|
Educação discute projeto que cria assistência psicopedagógica nas escolas municipais
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Trânsito pretende enviar relatório final da Subcomissão de Moto ao Senado
Nesta quarta-feira (17/12), a Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo discutiu encaminhar, a nível nacional, o relatório final da Subcomissão do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Motocicleta, devido a quantidades de estudos e levantamentos apresentados no texto. O colegiado também deu aval a quatro Projetos de... »
Atualizado em 17/12/2025 - 14h43Auxílio pecuniário do Serviço Família Acolhedora é debatido em Audiência Pública da Comissão de Saúde
A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher realizou Audiência Pública nesta terça-feira (16/12) para discutir o PL (Projeto de Lei) 1461/2025. A iniciativa do Executivo altera a Lei nº 13.545/2003 e estabelece novos critérios para o cálculo do auxílio pecuniário concedido ao SFA (Serviço Família Acolhedora). O Serviço Família Acolhedora oferece apoio provisório... »
Atualizado em 16/12/2025 - 16h46Projeto sobre auxílio pecuniário do serviço Família Acolhedora passará por nova audiência na Câmara
A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo agendou para a próxima terça-feira (16/12), a partir das 13h, uma Audiência Pública sobre o PL (Projeto de Lei) 1461/2025. De iniciativa do Poder Executivo, a proposta altera a Lei nº 13.545/2003 para estabelecer novos critérios de cálculo do auxílio... »
Atualizado em 12/12/2025 - 14h45

