A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (22/04), audiência pública para discutir o PL 011/05, do vereador Antônio Goulart (PMDB), que institui assistência psicopedagógica na rede municipal de ensino para diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem.
Um dos que comentaram o projeto na reunião foi o professor José Ghiotto Neto, presidente do Sindicato dos Professores e Funcionários do Ensino Municipal de São Paulo (APROFEM), que sugeriu acréscimo no texto da proposta relativa à habilitação do profissional que vai prestar essa assistência.
“O artigo 2º, quando determina que o profissional seja especializado, não determina quem será esse profissional. Então, é necessário colocar que ele pertença ao Departamento de Orientação Técnica e Pedagógica, conhecido como DOTEP, porque existe pessoa para isso. Aí vai evitar a possibilidade de terceirizar o setor”, esclarece em entrevista à nossa reportagem.
“Eu acho o projeto muito interessante. O problema da aprendizagem vai além do problema de classe: são problemas familiares, sociais. Uma questão muito importante que foi levantada é que as pessoas que vão fazer esse trabalho têm de ser da rede municipal de ensino. A gente não pode mais uma vez pensar em terceirizar o serviço da educação. Então, essa foi a principal recomendação que foi feita na nossa audiência pública. Mais uma terceirização seria criar um corpo estranho ao processo educacional que, em vez de ajudar, iria atrapalhar”, enfatiza o presidente da Comissão, vereador Eliseu Gabriel (PSB), à nossa reportagem.
|
Educação discute projeto que cria assistência psicopedagógica nas escolas municipais
Categorias
Outras notícias relacionadas
CCJ aprova redação final a projeto de alienação de áreas públicas
Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (12/9), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, com cinco votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, a redação final do PL (Projeto de Lei) 673/2025, de autoria do Executivo. A proposta, que segue agora para sanção, desincorpora da classe... »
Atualizado em 12/09/2025 - 14h33Comissão de Direitos Humanos debate políticas públicas para população em situação de rua
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quinta-feira (11/9) para discutir políticas públicas para as pessoas que vivem em situação de rua. Para debater o tema, o colegiado recebeu representantes da sociedade civil, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e da... »
Atualizado em 11/09/2025 - 18h26Na Comissão de Inovação, convidados falam do uso da tecnologia na saúde, segurança pública e sustentabilidade
A Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo realizou a 6ª reunião do ano, nesta quinta-feira (11/9). Durante o encontro foi tratado o uso da tecnologia em três frentes: saúde, segurança pública e sustentabilidade. O primeiro tema tratado foi a tecnologia voltada à sustentabilidade. O diretor comercial da... »
Atualizado em 11/09/2025 - 16h40