A Comissão de Direitos Humanos da Câmara ouviu, nesta quinta-feira (18/06), representantes de instituições contrárias ao aborto. O encontro, de luta pelo direito a vida, foi conduzido pelo vereador Gabriel Chalita (PSDB), que mostrou sua intenção em criar uma frente parlamentar a respeito do tema. O debate foi aberto por Hermes Rodrigues Neri, coordenador do Movimento em Defesa da Vida, de Taubaté. Para ele, “o aborto é uma privação ao direito de nascer e de tornar-se pessoa.” Neri também citou pesquisa do Ibope, de 2005, em que 97% da população brasileira diz ser contra a legalização do aborto. Em seguida, Jorge Pereira Júnior, doutor em direito pela USP, com estudos voltados para o estatuto da criança e do adolescente apresentou sua posição a respeito do aborto. Para ele, o “direito da criança começa no ventre, pois ninguém sabe responder corretamente quando é o início da vida do ser humano.” O padre Berardo Graz, membro da regional sul da CNBB pelo direito a vida, comentou estudos de universidades italianas sobre os traumas psíquicos em mulheres quando o assunto é aborto relacionado a estupro. De acordo com Graz, “ao retirar um feto advindo de um ato violento como o estupro, a tendência é que seja reforçada psiquicamente a idéia do ato violento, em contrapartida com mulheres que levaram a gestação até o fim e tiveram considerável melhora em relação ao trauma.” Dom José Benedito Simão, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, mostrou a posição da igreja: “o aborto é um homicídios, pois consideramos que vida humana existe a partir da fecundação.” O vereador Gabriel Chalita mostrou intenção em criar uma frente parlamentar em defesa da vida. “A Comissão de Direitos Humanos é um palco que recebe opiniões, olhares e temas diferentes ligados a vida. Eu acredito na vida como direito da pessoa humana, desde o momento de sua concepção, por isso, até mesmo por questões jurídicas, sou contra o aborto. Estamos conversando com alguns vereadores para fazer reuniões temáticas com juristas, cientistas, médicos, mulheres e homens para debater este importante tema”, comentou. Participaram do encontro os vereadores Juscelino Gadelha (PSDB), Carlos Bezerra Jr (PSDB), Quito Formiga (PR), Goulart (PMDB) e Gabriel Chalita, presidente. |
Direitos Humanos recebe movimentos contrários ao aborto
Categorias
Outras notícias relacionadas
Projeto sobre auxílio pecuniário do serviço Família Acolhedora passará por nova audiência na Câmara
A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo agendou para a próxima terça-feira (16/12), a partir das 13h, uma Audiência Pública sobre o PL (Projeto de Lei) 1461/2025. De iniciativa do Poder Executivo, a proposta altera a Lei nº 13.545/2003 para estabelecer novos critérios de cálculo do auxílio... »
Atualizado em 12/12/2025 - 14h45Vereadores da Comissão de Inovação recebem representantes de secretarias municipais na última reunião do ano
Na tarde desta quinta-feira (11/12), vereadores que compõem a Comissão de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo se reuniram para ouvir representantes de entidades convocadas para prestarem esclarecimentos sobre tecnologias implementadas na capital paulista. Presidente do colegiado, o vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) também aproveitou o momento para destacar a produtividade... »
Atualizado em 11/12/2025 - 18h11CCJ dá aval à redação final de projetos do Executivo aprovados na sessão de quarta
Na manhã desta quinta-feira (11/12), a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo realizou uma reunião extraordinária para analisar a redação final de dois projetos de autoria do Executivo, aprovados na Sessão Plenária de quarta (10/12). Após o aval da CCJ, ambos projetos seguem agora para a sanção do... »
Atualizado em 11/12/2025 - 13h20.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)