A Câmara Municipal de São Paulo instalou na noite desta terça-feira (17/3) a FP (Frente Parlamentar) Antirracista. Criada pela Resolução 28/2025, a iniciativa irá debater a igualdade racial e a justiça social. O objetivo é formular políticas públicas e fiscalizar ações de combate ao racismo estrutural na cidade.
O grupo será liderado pelo vereador João Ananias (PT), que propôs a Frente Parlamentar junto com os parlamentares Dheison Silva (PT) e Keit Lima (PSOL). Ananias destacou que a FP irá discutir ações para combater preconceitos na metrópole.
‘Essa Frente tem uma representatividade muito importante. Vamos discutir assuntos sobre o preconceito e políticas públicas que beneficiem à população negra. Queremos aprofundar a discussão com a participação de outros vereadores na Câmara Municipal”, falou João Ananias.
A vereadora Amanda Paschoal (PSOL), integrante do grupo, salientou a importância de ouvir representantes de movimentos negros nas reuinões. “Nós precisamos trazer a população e os movimentos negros para dentro do Parlamento. Precisamos defender com dignidade essas pessoas, de toda violência racista que ainda é praticada institucionalmente ou culturalmente na nossa cidade”.
O vereador Celso Giannazi (PSOL) também participou do primeiro encontro. O parlamentar explicou que a Frente Parlamentar será fundamental para debater e propor políticas de atuação. “Nós tivemos vários casos recentes, como a cassação de um vereador da Casa, de racismo dentro das escolas e até projetos que tramitam que visam acabar com as cotas na cidade de São Paulo. Por isso, é urgente que se faça esse debate”.
Para o vereador Eliseu Gabriel (PSB), a sociedade precisa respeitar as diferenças. “Respeito ao outro e ao diferente. É isso que nós precisamos – entender que é preciso convivermos com as diferenças. É assim que a gente fortalece a democracia”.
Movimentos Negros
Além da participação de vereadoras e vereadores da Casa, a primeira reunião da Frente Parlamentar Antirracista contou com a presença de lideranças de movimentos sociais que fazem parte da Marcha da Consciência Negra.
Representando a Conen (Coordenação Nacional de Entidades Negras), o professor Ailton Santos elogiou a iniciativa do Legislativo paulistano.
“É um grande momento esse que está acontecendo na Câmara Municipal de São Paulo. Nós estamos no Estado mais rico da União e é fundamental que esse município fique próximo da realidade do negro brasileiro, ” comentou o professor.
Ivete Nega Loira, ativista e militante, falou sobre a importância do compromisso dos parlamentares. “Os vereadores precisam se comprometer com a construção de novas leis e da efetivação de orçamentos para novas políticas públicas”.
Sobre a FP Antirracista
Entre as prioridades estabelecidas pela Frente está a fiscalização da aplicação da Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas municipais.
As lideranças vão debater políticas de segurança pública para redução da violência contra a juventude negra e garantir investimentos em infraestrutura em bairros periféricos. O cumprimento de cotas raciais em concursos públicos e o incentivo de programas de inclusão no setor privado paulistano também estão entre os objetivos dos parlamentares.
Os vereadores Nabil Bonduki (PT), Hélio Rodrigues (PT), Kenji Ito (PODE) e Prof. Toninho Vespoli (PSOL) são outros parlamentares que compõem a FP.
Clique aqui e assista à íntegra da reunião.
