Os vereadores que integram a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Jockey Club se reuniram nesta terça-feira (9/12) e aprovaram 14 requerimentos, incluindo pedidos de equipes técnicas e solicitações de informações e documentos. O objetivo do colegiado é investigar a regularidade fiscal e imobiliária das atividades do Jockey Club de São Paulo e apurar a gestão de débitos tributários, alienação de potencial construtivo e eventual omissão do Poder Público.
Entre os documentos aprovados, estão ofícios de cessão temporária de servidores especializados de órgãos e pastas da Administração Municipal. Os pedidos foram enviados à Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, além da Câmara Municipal de São Paulo. Os funcionários foram solicitados para atuarem no apoio às investigações do colegiado.
“É um assunto muito técnico, específico e com valores muito altos. Nós não podemos ficar sujeitos a achismos, então precisamos de uma equipe especializada”, explicou o presidente da CPI do Jockey, vereador Gilberto Nascimento (PL).
A Comissão também aprovou pedidos de documentações ao Jockey Club de São Paulo, ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico), ao Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e ao Crecisp (Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis).
Também participaram dos trabalhos o vice-presidente da Comissão, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), o relator do colegiado, vereador Carlos Bezerra Jr. (PSD), e os vereadores Dheison Silva (PT), Eliseu Gabriel (PSB), Kenji Ito (PODE), Luana Alves (PSOL), Roberto Tripoli (PV) e Silvinho Leite (UNIÃO). A íntegra da reunião pode ser conferida aqui.
A próxima reunião da CPI está convocada para 3 de fevereiro de 2026, às 13h, no Salão Nobre da Câmara.
(*) Com a supervisão de Fernanda Lucena
