A lei da Operação Urbana Águas Espraiadas previa a implantação de um túnel ligando a Marginal Pinheiros à Rodovia dos Imigrantes com a construção de um parque linear sobre ele. Para explicar o projeto urbanístico original da operação apresentado em 2001, o arquiteto Paulo Bastos, responsável pelo plano, foi recebido em reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Orçamento nesta quinta-feira (23/09). A Operação pretende revalorizar a área, bem como canalizar o córrego e urbanizar as favelas desse perímetro. Só que a embocadura e a desembocadura do túnel não obedecerão ao projeto inicial, aprovado junto com a lei da operação. Isso preocupou alguns representantes da comunidade.
Paulo Bastos defendeu a construção do túnel de 400 metros e do parque. Segundo o arquiteto, o túnel e o parque qualificam a superfície, que não seria, dessa forma, ocupada por veículos, além de contribuir com o meio ambiente, ser uma obra mais rápida, trazendo menos transtornos para a sua construção.
Os vereadores manifestaram preocupação com o destino das famílias que têm moradias no entorno que devem ser removidas para as obras da Operação. Uma das moradoras alarmadas com a futura desapropriação é a aposentada Maria Tereza Concolato, de 71 anos, que reside no Jardim Jabaquara há 44 anos. “Por enquanto não ofereceram nada, mas estamos brigando. Estão brincando com a gente”, desabafa.
Segundo a Operação, Zonas Especiais de Interesse Social (ZEISs) devem realojar a população das favelas removidas.
O vereador Nabil Bonduki (PT) não está seguro em relação ao impacto urbano, ao custo das obras previstas e quanto à prioridade do túnel.
“O principal problema é o equacionamento da questão da moradia para os moradores que estão nas favelas e nas áreas que vão ser impactadas na intervenção. O túnel vai superar, inclusive, a capacidade de arrecadação da Operação Urbana. Parece-me que essa discussão tem que ser feita em relação ao custo-benefício. Evidentemente, uma via expressa no meio do bairro não é uma coisa boa, porque gera um impacto muito grande”, salienta.
Pistas expressas serão substituídas por um túnel que vai conectar a Avenida Roberto Marinho com a Rodovia dos Imigrantes. Prédios serão edificados no entorno do parque. Estima-se um custo de R$ 4 bilhões na construção do túnel
|
Construção de túnel entre a Marginal Pinheiros e a Imigrantes aflige população
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40