O PL 537/08, do Poder Executivo, que aumenta de 120 para 180 dias a licença gestante, a licença por adoção e a licença maternidade especial das funcionárias públicas municipais teve sua legalidade e constitucionalidade examinadas na reunião desta quarta-feira (03/12) da Comissão de Constituição e Justiça. A CCJLP aprovou parecer do vereador Celso Jatene (PTB) favorável ao projeto.
Os vereadores também aprovaram parecer da vereadora Claudete Alves (PT) favorável ao PL 478/08, da vereadora Mara Gabrilli (PSDB), que proíbe a permissão ou concessão administrativa de uso de áreas nos mercados municipais a lojas de fábrica, de rede de empresas do ramo de alimentação e franqueadas.
O presidente da CCJLP, vereador João Antônio (PT), informou aos demais integrantes da Comissão que tem recebido queixas de colegas pela não-votação de projetos relativos a denominações e a datas e eventos incluídos na pauta das últimas reuniões. Ouvido pela nossa reportagem, o vereador comentou essas reivindicações e tratou da realização de audiências públicas. “Amanhã nós estamos convocando uma audiência pública, onde os vereadores e a população vão debater uma matéria importante que trata do PL que altera a lei municipal sobre a conduta de candidatos em períodos eleitorais. A Câmara tem que fazer duas audiências públicas, porque a matéria trata de publicidade urbana e limpeza urbana e a Lei Orgânica do Município exige isso.” E continua: “A Comissão de Constituição e Justiça optou por priorizar os projetos que nós consideramos de maior densidade política. Denominações e datas comemorativas sempre colocamos por último na pauta. Ocorre que tem sido muito ampla a pauta da Comissão e nós não temos conseguido deliberar sobre todos os itens. Então, nós optamos que, na próxima reunião, as matérias de denominações e de datas comemorativas não-polêmicas serão votadas em bloco como primeiro item da pauta para contemplar os interesses da Casa.”
Registraram presença na reunião ordinária da CCJLP, na Sala Tiradentes, os vereadores João Antônio; Agnaldo Timóteo (PR), vice-presidente; Kamia (DEM); Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB); Átila Russomanno (PP); Ademir da Guia (PR); Claudete Alves e Celso Jatene.
|
Constituição e Justiça aprova parecer de projeto que amplia licença gestante de funcionárias públicas municipais
Categorias
Outras notícias relacionadas
Saúde, educação e acolhimento marcaram as discussões da Comissão da Criança em 2025
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude foi instalada em 8 de maio. Em 2025, foram realizadas nove reuniões ordinárias. Ao longo do ano, o colegiado expediu 11 ofícios. Em cinco de junho, durante a primeira reunião do colegiado, o vice-presidente da comissão, vereador Celso Giannazi (PSOL), falou... »
Atualizado em 19/01/2026 - 12h00Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00

