A Comissão Extraordinária dos Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais recebeu, nesta quarta-feira (25/08), o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, para falar sobre a nova encíclica papal "Caridade na Verdade". Esta é a mais recente carta escrita pelo Papa Bento XVI e traz questões que serão dirigidas aos bispos com o objetivo de ajudar as pessoas a solucionarem os problemas da atualidade. O convite para o Arcebispo falar sobre a última encíclica na Comissão aconteceu devido ao tema desta carta. “Os assunto tratados na Comissão também estão presentes na encíclica: violência, pessoas necessitadas, injustiça. Essa interpretação ajuda a Comissão a pensar seu papel e a trazer as questões para a sociedade de São Paulo”, argumentou Gabriel Chalita(PSDB), presidente da Comissão.
A carta não é a palavra final, ela apenas estimula uma reflexão, promove debates e indica rumos. “Para que o progresso seja humano e humanizado. E as atividades humanas possam ser orientadas por critérios éticos. A globalização aproximou as pessoas, mas não as interligou. O entendimento entre os povos não está melhor ”, concluiu o Arcebispo.
“A sociedade está muito individualista. Por exemplo, quando as pessoas vêem um morador de rua pensam que não é problema seu, que é problema do outro. A carta fala sobre isso, sobre o respeito à pessoa e como a melhoria da dignidade humana deve unir partidos, religiões e povos”, considerou Chalita.
A vice-prefeita e secretária municipal do Desenvolvimento e Assistência Social, Alda Marco Antonio, participou da reunião “devemos buscar na encíclica mais argumentos para continuar lutando para que São Paulo seja melhor”, disse ela.
Também participaram da reunião os vereadores Jamil Murad (PC do B), José Américo (PT), João Antonio (PT), Quito Formiga ( PR) e Celso Jatene (PTB).
|
Comissão dos Direitos Humanos recebe Arcebispo de São Paulo
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00

