A Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos se reuniu pela primeira vez em 2025 nesta quinta-feira (15/5). Na pauta, a apresentação do Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia 2025, que está com as inscrições abertas, e a definição em torno dos encontros do colegiado durante o ano.
Pelo setor de eventos da Câmara Municipal falou Paulo Idelfonso, responsável pela premiação. Ele destacou o trabalho realizado há 28 anos e a importância do prêmio para a mídia especializada em gastronomia. “São Paulo é uma das capitais mundiais da gastronomia e acompanhamos a atividade dando suporte por tanto tempo, o que nos dá capacidade de julgar os trabalhos que chegam aqui. Os escolhidos ganham notoriedade por aquilo que divulgam sobre o setor”.
A vereadora Sandra Santana (MDB) destacou a relevância da premiação. “Faz três anos que participo desta Comissão e avalio particularmente cada um dos projetos. Agora, a gente analisa pela foto, precisamos inovar, partir para a degustação daquilo que vemos. Existem muitos talentos dentro da cidade. Parabenizo a comissão organizadora também”.
Já o vereador Nabil Bonduki (PT) sugeriu alterações na premiação e que devem ser discutidas pelo colegiado ao longo de 2025. Caso as novas propostas sejam aprovadas, as mudanças seriam válidas a partir da edição do ano que vem. “O prêmio pode ser mais abrangente, abrindo outras categorias mais práticas, como uma categoria para chefes de cozinha e outra para estabelecimentos. A ideia é que a premiação possa estabelecer uma espécie de selo de qualidade”.
Reuniões
O colegiado decidiu que as reuniões serão quinzenais, às terças-feiras das 11h às 12h, no Plenário 1º de Maio. A reunião de hoje contou com a presença dos parlamentares: Gilberto Nascimento (PL) – presidente, Edir Sales (PSD) – vice-presidente, Nabil Bonduki (PT) e Sandra Santana (MDB). O encontro pode ser visto abaixo: