A Comissão Extraordinária do Meio Ambiente, da Câmara Municipal de São Paulo, na sua reunião de trabalho nesta quinta-feira (02/09) apresentou a primeira versão do relatório final sobre arborização, corte e poda, a ser aprovado pelos seus integrantes.
O documento sistematizou as contribuições, subsídios e reflexões de técnicos do Poder Executivo e engenheiros agrônomos que compareceram à Comissão, entre abril e agosto deste ano. O relatório aborda também o Programa Municipal de Arborização Urbana e as leis relativas ao tema. Entre os diagnósticos dos especialistas e vereadores está o de que o solo completamente impermeabilizado do Município prejudica o desenvolvimento da raiz das árvores.
O texto, que se compromete com a atualização da legislação sobre manutenção de árvores, também sugere o efetivo treinamento da equipe de poda de precisão; definir melhor a distribuição de competências entre Secretaria do Verde e Meio Ambiente e as Subprefeituras; e criar vínculo direto das Unidades de Áreas Verdes (UAV) com a SVMA. É da SVMA que partem as normas técnicas e leis ambientais para a cidade. Estas UAVs respondem à Secretaria das Subprefeituras e à SVMA, simultaneamente, o que torna a gerência do meio ambiente urbano mais lento.
Nas conclusões, o texto propõe, entre outras recomendações:
– ampliar a integração entre SISGAU (Sistema de Gerenciamento das Árvores Urbanas) e o SISTVEG, da Eletropaulo;
– alertar a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a respeito das várias irregularidades relacionadas com arborização no Município, em especial quanto ao padrão da equipe de referência da tarifa para a realização dos trabalhos da AES Eletropaulo;
O texto foi distribuído aos parlamentares e à assessoria. A Comissão também discutiu a linha de trabalho do calendário a respeito da gestão dos resíduos sólidos e política de reciclagem.
“Há evidente falta de integração entre a Secretaria do Verde, a Secretaria das Subprefeituras, a Eletropaulo. É por isso que essa falta de eficiência é preocupante para a população. É um relatório bastante complexo, que vai servir de apoio para que o prefeito Gilberto Kassab possa tomar as medidas necessárias. O vereador tem que se ocupar de tentar buscar soluções para poda de um exemplar arbóreo na frente de uma residência, como acontece hoje. A poda e manutenção tem que ser natural e normal”, conclui o presidente da Comissão, vereador Floriano Pesaro (PSDB).
Integram a Comissão os vereadores Pesaro; Penna (PV), vice-presidente; Agnaldo Timóteo (PR); Ítalo Cardoso (PT); José Américo (PT); José Police Neto (PSDB); e Sandra Tadeu (DEM).
|
Comissão de Meio Ambiente está concluindo relatório sobre arborização
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão discute prestação de contas da saúde em Audiência Pública na próxima quarta
Além da participação presencial, é possível se manifestar por meio de videoconferência ou envio de sugestões via formulário digital. Saiba como no hotsite de Audiências Públicas.
Atualizado em 13/03/2026 - 15h55CCJ dá aval a projetos voltados às mulheres
A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu nesta quarta-feira (11/3). Este foi o primeiro encontro do colegiado em 2026. Os trabalhos foram coordenados pela vereadora Sandra Santana (MDB) – eleita presidente da comissão pela quarta vez. Os parlamentares analisaram a legalidade e a constitucionalidade de... »
Atualizado em 11/03/2026 - 17h15Comissão de Política Urbana avança projetos sobre perturbação do sossego e prazo para exumação de vítimas da Covid-19
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quarta-feira (11/3) a 1ª reunião de 2026. Entre os itens que receberam aval está o PL (Projeto de Lei) 723/2024, que altera a Lei de Zoneamento (Lei nº 16.402/2016) para estabelecer um intervalo máximo entre as infrações decorrentes... »
Atualizado em 11/03/2026 - 17h02

