A substituição da frota de ônibus de energia fóssil para energia limpa em São Paulo enfrenta dificuldades em função da falta de infraestrutura de recarga de veículos elétricos nas garagens. Por isso, três dos nove requerimentos aprovados na reunião desta quinta-feira (15/5) da Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente, pedem informações para fiscalizar e cobrar pelas instalações, e convidam o diretor-presidente da Enel, Antonio Escala, a prestar esclarecimentos.
“Muitos ônibus elétricos estão parados, então nós estamos pedindo à Enel e também à SPTrans o que pode ser feito para agilizar essa infraestrutura”, explicou o autor dos requerimentos, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), presidente do colegiado.
Também são de autoria de Sansão os convites a secretários municipais para falar de seus programas de tecnologia: Celso Jorge Caldeira, de Mobilidade Urbana e Transporte sobre a implantação, operação e integração dos semáforos inteligentes na cidade; o secretário de Inovação e Tecnologia, Milton Vieira Pinto, para esclarecer sobre os resultados dos programas Wi-Fi Livre SP e Descomplica SP; e Orlando Morando, de Segurança Urbana, sobre os resultados e expansão do programa Smart Sampa.
Os dois requerimentos do vereador Thammy Miranda (PSD) convidam para a próxima reunião para apresentar inovações na área da saúde: Rogério Bellot, diretor da Asas (Associação para o Desenvolvimento de Serviços em Saúde) e o gerente de Inovação e Tecnologia Rodrigo Miranda, do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim). “Neste mandato estou muito focado na área da saúde e por isso quero levantar como podemos trazer inovações e tecnologia, principalmente para pessoas com diabetes”, explicou o vereador.
O presidente da Abriesp (Associação Brasileira da Indústria do Esporte), Maurício Fernandes, foi convidado à mesa para falar sobre o esforço da delegação da Prefeitura de São Paulo, que ele integra, em trazer um dos principais eventos de tecnologia do mundo, a Gitex Global, para São Paulo.
“Essa feira vem crescendo assustadoramente ao longo dos anos, ela começou nos Emirados Árabes que agora faz parte do Brics, e já está acontecendo em Marrocos, Singapura e Berlim. Agora a América Latina criou um momento interessante de destaque, com essa oportunidade de trazer a feira para São Paulo, se tudo correr bem em outubro eles anunciam a Gitex na América Latina”, contou Maurício
A próxima reunião da Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente, está agendada para o dia 29/5. Nesta, compareceram o presidente, vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS), o vice-presidente Thammy Miranda (PSD) e os membros Dr. Milton Ferreira (PODE) e Hélio Rodrigues (PT). Veja aqui a reunião completa.