Nesta segunda-feira (08/11), a Comissão de Trânsito e Transporte se reuniu com representantes da Rede Nossa São Paulo para a discussão do orçamento municipal de 2011 destinado à mobilidade urbana. O relator do Orçamento, vereador Milton Leite (DEM) esteve presente. Maurício Broinizi Pereira, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, defendeu a importância de se abrir uma rubrica orçamentária para a instituição do Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis. “Esse planejamento está previsto no Plano Diretor Estratégico da cidade desde 2002. Com base em estudos prévios, acreditamos que seja necessário um recurso de R$15 milhões”, justificou Pereira. “Atualmente, nossa única referência é o Plano de Metas. E nada do que está priorizado lá está priorizado no Orçamento 2011 e o que não está orçado não será feito. Precisamos do Plano de Mobilidade para que possamos exigir que as políticas tenham continuidade”, continuou.
Relator do Orçamento, o vereador Milton Leite pediu cópias dos estudos já existentes que justifiquem o valor solicitado pelos representantes da entidade.
Cícero Yagi, do Grupo de Trabalho Mobilidade Urbana Rede Nossa São Paulo, questionou a construção de edifícios-garagens no centro expandido, o pouco investimento em calçadas e cobrou uma maior integração do sistema de transportes da área metropolitana.
Os representantes da Rede Nossa São Paulo também citaram a construção de um túnel sob a Rua Domingos de Moraes ligando a Avenida Sena Madureira à Avenida Ricardo Jafet, cuja licitação já foi aprovada no valor de R$ 219 milhões. “Apesar de já existir até empresa escolhida, não há rubrica para o projeto no Orçamento 2011. Além disso, acreditamos que esse túnel não resolverá o problema. Gostaríamos de ter acesso a um estudo técnico que nos convença que o benefício será do tamanho do investimento previsto”, questionou Pereira.
O evento, quinto e último da série “Mobilidade e Transportes Sustentáveis”, foi presidido pelo vereador Goulart (PMDB) e contou com a presença do vereador Juscelino Gadelha (PSDB), presidente da Comissão de Trânsito.
|
Comissão de Finanças discute mobilidade urbana no Orçamento para 2011
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44Moradores da zona norte apresentam demandas em audiência sobre o Orçamento 2026 e o PPA
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou neste sábado (18/10), no CEU Paz, zona norte, a 1ª Audiência Pública regional para tratar do orçamento da capital paulista para o ano que vem. Foram debatidos os Projetos de Lei do Executivo – PL (Projeto de Lei) 1169/2025, referente a LOA (Lei... »
Atualizado em 18/10/2025 - 14h49Impactos de grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba e Jaraguá são assunto de audiência da Comissão de Política Urbana
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo agendou para o dia 30 de outubro (quinta-feira) sobre os impactos do Cidade Sete Sóis, um grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba / Jaraguá, localizado na av. Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do nº 6.500. A convocação do... »
Atualizado em 18/10/2025 - 12h30