A Comissão de Estudos para Avaliação da Coexistência de Animais Domesticados, Domésticos, Silvestres e Nativos com a População Humana realizou visita na segunda-feira (23/03) ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e constatou uma situação calamitosa. Os vereadores relataram que haviam fezes de ratos distribuídas pelo centro, e que um cachorro, que estava preso desde agosto, estava com o cérebro sendo atacado por Berne – larvas que se desenvolvem no tecido subcutâneo dos animais. Após a constatação o animal teve de ser sacrificado. Para o presidente da Comissão, vereador Roberto Tripoli (PV), isso só reforça a idéia de descentralização do CCZ. “É triste, os animais lá estão sendo mal tratados. Nossa luta é separar o centro de controle de abrigo de animais. Lá devem cuidar só de zoonoses e deixar o abrigo para quem gosta da vida, para quem gosta de animais”, enfatizou. Durante a reunião desta quarta-feira (25/03), realizada no Plenário 1º de Maio, os parlamentares também receberam denúncias de irregularidades cometidas em diversos pet shops da capital. Ficou decidido que farão uma blitz aos locais relatados. Os vereadores receberam ainda denúncia do aparecimento de leishmaniose na região da grande São Paulo.
“O que foi trazido aqui é que existem animais doentes, e isso tem de ser verificado, pois a leishmaniose é transmitida aos humanos através dos cães. É um assunto que vamos discutir na Comissão, fazer um levantamento e ouvir especialistas a respeito do tema”, explicou o vereador Gilberto Natalini.
Na próxima reunião será ouvido o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, Francisco Cavalcante de Almeida.
Tripoli também alertou que a cidade só conta com um centro de zoonose.”Não adianta só termos um centro de controle em Santana, na zona norte, enquanto os problemas estão na zona lestes e zona sul; é difícil se deslocarem para esses locais.”
O vereador Atílio Francisco (PRB) levantou a possibilidade de futuramente transformar a Comissão de Estudos em Comissão permanente. Para Tripoli seria uma oportunidade para “a Casa tomar conhecimento do tema e para que os projetos relativos pudessem ser apreciados pelos vereadores.”
Aém do presidente da Comissão participaram do encontro os vereadores Aurélio Miguel (PR), Gilberto Natalini (PSDB) e Atílio Francisco.
|
Comissão de Estudos quer a descentralização do Centro de Controle de Zoonoses
Categorias
Outras notícias relacionadas
Orçamento 2026 e PPA: habitação social é destaque da 9ª Audiência Pública temática
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta terça-feira (18/11) a 9ª Audiência Pública temática do Orçamento de 2026. O debate, que contou com a participação de munícipes de todos os cantos da cidade, expôs valores das Secretarias Municipal de Habitação e Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São... »
Atualizado em 18/11/2025 - 13h32Audiência Pública na Câmara discute orçamento de 2026 com foco em desenvolvimento, tecnologia e subprefeituras
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira (17/11) a oitava Audiência Pública temática do orçamento da cidade de São Paulo para 2026. O objetivo das Audiências Públicas é analisar os Projetos de Lei do Executivo: (PL 1169/2025) que determina as despesas e receitas do município e que... »
Atualizado em 17/11/2025 - 15h45Orçamento 2026: saúde, mobilidade e pessoa idosa são destaques em Audiência Pública na zona sul
Neste sábado (15/11), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo promoveu a última Audiência Pública regional sobre os projetos do orçamento de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. O debate, que reuniu vereadores, representantes do Poder Executivo e população, teve como foco a zona sul da cidade e foi... »
Atualizado em 15/11/2025 - 16h32.jpg)
.jpg)
.jpg)