Representante de setores governamentais ligados à proteção animal foram ouvidos, nesta quarta-feira ( 08/04), durante a reunião da Comissão de Estudos. A visita dos vereadores ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a adoção e programa de proteção aos animais foram temas debatidos no encontro. Marco Antonio Vigilato, diretor do CCZ, era uma das presenças mais esperadas, mas não compareceu por orientação de Inês Romano, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). “ Acredito que a presença dele restringiria as discussões”, justificou ela. A coordenadora reconheceu o problema das fezes de ratos encontradas pelos vereadores durante a visita ao CCZ e disse que já estão sendo tomadas as providências. Inês frisou as dimensões e diferenças regionais da metrópole como fatores que dificultam a criação de um programa efetivo. “ Há muitas correntes de proteção na cidade, temos que alinhar tudo para obter bons resultados”. Inês apresentou o programa de Proteção e Bem- Estar de Cães e Gatos em São Paulo, publicado no dia 07/04 no Diário Oficial, que tem como objetivo estabelecer parcerias do CCZ com entidades para executar controle reprodutivo, promover saúde de cães e gatos e conscientizar a população sobre a propriedade responsável.
A adoção dos animais que estão no CCZ foi um assunto trazido pelo deputado estadual Feliciano Filho(PV). “Há muitas entidades querendo ajudar no processo de adoção e muitas pessoas querendo adotar os animais”. Desde o ano passado o CCZ de São Paulo não atualiza o site Quero Bicho que é uma ferramenta destinada a divulgar os animais disponíveis para adoção em diversas cidades do Brasil.
Um programa de castração mais efetivo também foi solicitado pelos protetores presentes. Esses assuntos serão tratados na próxima reunião da Comissão, dia 22 de abril, às 9h, com a presença da Covisa, entidades e vereadores.
Além da coordenadora da Covisa e do deputado estadual participaram da reunião os vereadores Roberto Tripoli (PV),presidente; Aurélio Miguel(PR), relator; e Atílio Francisco(PRB).
|
Comissão de Estudos debate programa de proteção animal
Categorias
Outras notícias relacionadas
Teatros e associações pedem aprovação de projeto que prevê a remissão de créditos tributários do IPTU
O debate foi realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Representantes de teatros e associações também cobraram mais incentivo à cultura.
Atualizado em 03/12/2025 - 18h41Comissão de Saúde dá aval a projeto que incentiva a emissão da Carteira Nacional de Identidade para crianças e adolescentes
Na reunião desta quarta-feira (3/12), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo analisou uma pauta com quatro itens. Dois deles foram debatidos, e os demais ficaram pendentes de votação. Projetos apreciados Dentre as propostas debatidas está o PL (Projeto de Lei) 305/2025. O texto, que recebeu o... »
Atualizado em 03/12/2025 - 18h05Subcomissão apresenta relatório final sobre os serviços de transporte de passageiros por moto na capital
A Subcomissão do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Motocicleta, vinculada à Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal de São Paulo, se reuniu nesta quarta-feira (3/12) para apresentar o relatório final do colegiado. O documento propõe o PL (Projeto de Lei) 1487/2025, com as regras para regulamentar o serviço na... »
Atualizado em 03/12/2025 - 17h44.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)