Representante de setores governamentais ligados à proteção animal foram ouvidos, nesta quarta-feira ( 08/04), durante a reunião da Comissão de Estudos. A visita dos vereadores ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a adoção e programa de proteção aos animais foram temas debatidos no encontro. Marco Antonio Vigilato, diretor do CCZ, era uma das presenças mais esperadas, mas não compareceu por orientação de Inês Romano, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). “ Acredito que a presença dele restringiria as discussões”, justificou ela. A coordenadora reconheceu o problema das fezes de ratos encontradas pelos vereadores durante a visita ao CCZ e disse que já estão sendo tomadas as providências. Inês frisou as dimensões e diferenças regionais da metrópole como fatores que dificultam a criação de um programa efetivo. “ Há muitas correntes de proteção na cidade, temos que alinhar tudo para obter bons resultados”. Inês apresentou o programa de Proteção e Bem- Estar de Cães e Gatos em São Paulo, publicado no dia 07/04 no Diário Oficial, que tem como objetivo estabelecer parcerias do CCZ com entidades para executar controle reprodutivo, promover saúde de cães e gatos e conscientizar a população sobre a propriedade responsável.
A adoção dos animais que estão no CCZ foi um assunto trazido pelo deputado estadual Feliciano Filho(PV). “Há muitas entidades querendo ajudar no processo de adoção e muitas pessoas querendo adotar os animais”. Desde o ano passado o CCZ de São Paulo não atualiza o site Quero Bicho que é uma ferramenta destinada a divulgar os animais disponíveis para adoção em diversas cidades do Brasil.
Um programa de castração mais efetivo também foi solicitado pelos protetores presentes. Esses assuntos serão tratados na próxima reunião da Comissão, dia 22 de abril, às 9h, com a presença da Covisa, entidades e vereadores.
Além da coordenadora da Covisa e do deputado estadual participaram da reunião os vereadores Roberto Tripoli (PV),presidente; Aurélio Miguel(PR), relator; e Atílio Francisco(PRB).
|
Comissão de Estudos debate programa de proteção animal
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)