Representante de setores governamentais ligados à proteção animal foram ouvidos, nesta quarta-feira ( 08/04), durante a reunião da Comissão de Estudos. A visita dos vereadores ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a adoção e programa de proteção aos animais foram temas debatidos no encontro. Marco Antonio Vigilato, diretor do CCZ, era uma das presenças mais esperadas, mas não compareceu por orientação de Inês Romano, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). “ Acredito que a presença dele restringiria as discussões”, justificou ela. A coordenadora reconheceu o problema das fezes de ratos encontradas pelos vereadores durante a visita ao CCZ e disse que já estão sendo tomadas as providências. Inês frisou as dimensões e diferenças regionais da metrópole como fatores que dificultam a criação de um programa efetivo. “ Há muitas correntes de proteção na cidade, temos que alinhar tudo para obter bons resultados”. Inês apresentou o programa de Proteção e Bem- Estar de Cães e Gatos em São Paulo, publicado no dia 07/04 no Diário Oficial, que tem como objetivo estabelecer parcerias do CCZ com entidades para executar controle reprodutivo, promover saúde de cães e gatos e conscientizar a população sobre a propriedade responsável.
A adoção dos animais que estão no CCZ foi um assunto trazido pelo deputado estadual Feliciano Filho(PV). “Há muitas entidades querendo ajudar no processo de adoção e muitas pessoas querendo adotar os animais”. Desde o ano passado o CCZ de São Paulo não atualiza o site Quero Bicho que é uma ferramenta destinada a divulgar os animais disponíveis para adoção em diversas cidades do Brasil.
Um programa de castração mais efetivo também foi solicitado pelos protetores presentes. Esses assuntos serão tratados na próxima reunião da Comissão, dia 22 de abril, às 9h, com a presença da Covisa, entidades e vereadores.
Além da coordenadora da Covisa e do deputado estadual participaram da reunião os vereadores Roberto Tripoli (PV),presidente; Aurélio Miguel(PR), relator; e Atílio Francisco(PRB).
|
Comissão de Estudos debate programa de proteção animal
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44Moradores da zona norte apresentam demandas em audiência sobre o Orçamento 2026 e o PPA
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou neste sábado (18/10), no CEU Paz, zona norte, a 1ª Audiência Pública regional para tratar do orçamento da capital paulista para o ano que vem. Foram debatidos os Projetos de Lei do Executivo – PL (Projeto de Lei) 1169/2025, referente a LOA (Lei... »
Atualizado em 18/10/2025 - 14h49Impactos de grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba e Jaraguá são assunto de audiência da Comissão de Política Urbana
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo agendou para o dia 30 de outubro (quinta-feira) sobre os impactos do Cidade Sete Sóis, um grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba / Jaraguá, localizado na av. Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do nº 6.500. A convocação do... »
Atualizado em 18/10/2025 - 12h30