A reunião ordinária da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo desta quarta-feira (11/03) recebeu o professor Artur Costa Neto, diretor do Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO) e coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação de São Paulo. O educador veio explicar as metas e pressupostos do Compromisso São Paulo Analfabetismo Zero, movimento criado na Conferência Estadual de Educação de 2007.
Um em cada dez analfabetos brasileiros mora no Estado de São Paulo. Sensível a isso, o Compromisso está levando à realização de encontros em diversos Municípios do Estado de São Paulo para que os prefeitos assinem o compromisso de zerar o analfabetismo em suas cidades. Costa Neto espera que mais chefes de Executivos municipais se comprometam com essas metas em encontro a ser realizado na Assembleia Legislativa em 26 de março.
“São poucas as coisas que estão sendo feitas [para combater o analfabetismo]. Nós entendemos que chegou a hora de arregaçarmos as mangas e ver como cada Município pode resolver o problema”, comenta o professor. “São Paulo é o segundo Estado do Brasil em quantidade de analfabetos, perdemos apenas para a Bahia. Nós temos no Estado de São Paulo de 17 a 18 milhões de pessoas que não completaram o ensino obrigatório de oito anos. O que ficou claro é que a educação para jovens e adultos não pode ser deixada como uma questão de segunda importância. Nós não podemos ter a política de resolver o analfabetismo pela morte”, conclui Artur Costa Neto.
Os integrantes da Comissão também definiram para dia 15 de abril a realização das audiências públicas do PL 11/05, do vereador Antônio Goulart (PMDB), que “dispõe sobre a implantação de assistência psicopedagógica em toda rede municipal de ensino com o objetivo de diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem”; e do PL 86/06, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB), que “dispõe sobre o programa de apoio ao aluno portador de distúrbios específicos de aprendizagem, diagnosticado como dislexia”.
Em entrevista à nossa reportagem, o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes, vereador Eliseu Gabriel (PSB) comentou os projetos. “Os projetos são de vereadores sérios, mas essa ideia de fazer exame em aluno para saber se ele tem dislexia ou não pode acabar sendo um instrumento até de desmobilização do próprio aluno e até, de certo modo, uma desculpa para resolver o problema da educação: quer dizer, o pessoal não aprende porque tem um distúrbio a, b, c ou d. Achar que vai resolver o problema da educação fazendo esse tipo de teste é uma maneira de você passar para o outro o problema, você estigmatiza o menino.”
Os vereadores também acordaram em solicitar à assessoria técnica da Comissão a redação de um requerimento para pedir informações do Executivo sobre a problemática das vagas nas creches no Município. O requerimento deve integrar a pauta da próxima reunião ordinária da Comissão.
Estiveram presentes à reunião da Comissão, no Plenário Primeiro de Maio, os vereadores Eliseu Gabriel, presidente; Marco Aurélio Cunha (DEM), vice-presidente; Claudinho (PSDB); Alfredinho (PT); Jooji Hato (PMDB); Claudio Fonseca (PPS); e Netinho de Paula (PCdoB).
|
Comissão de Educação recebe diretor do SINPRO-SP
Categorias
Outras notícias relacionadas
Audiência Pública reivindica direito à moradia, saneamento básico, saúde e energia elétrica no Jardim Herplin
Presidente da audiência, a vereadora Keit Lima (PSOL) pediu uma reunião entre parlamentares, moradores e representantes da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da capital.
Atualizado em 07/03/2026 - 18h32Prestação de contas da saúde municipal é tema de Audiência Pública
Na próxima quarta-feira (11/3), a partir das 13h30, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo realiza uma Audiência Pública sobre a prestação de contas das ações e da execução orçamentária da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2025. A apresentação dos dados atende à... »
Atualizado em 06/03/2026 - 14h56Com apoio da Comissão do Turismo, Gourmonde Brasil 2026 é lançado na Câmara
A Câmara Municipal de São Paulo sediou na quinta-feira (5/3) o lançamento do Gourmonde Brasil 2026. O evento contou com o apoio da Comissão de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos. Confira os detalhes na reportagem da Rede Câmara SP:
Atualizado em 06/03/2026 - 14h51.jpg)
