A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo vai promover o seminário “O Esporte como Recurso Educacional em São Paulo”, durante o dia e a tarde de 17/08. Durante a reunião ordinária desta quarta-feira (05/08), a Comissão fez chegar aos presentes o folder do evento, cujas inscrições poderão ser feitas pelo endereço de email inscricaoseminarioesportes@saopaulo.sp.leg.br até o dia 13/08. No email devem constar nome, endereço, telefone residencial e celular, email e RG e RF (para emissão de certificado). Mais informações sobre a programação no telefone (11) 3396-4445
Além disso, os vereadores aprovaram pareceres favoráveis a quatro PLs de denominação de logradouros e espaços públicos.
A Comissão deve debater e votar neste semestre três propostas encaminhadas pelo Poder Executivo: um em relação à reestruturação da Biblioteca Municipal Mário de Andrade – ora em reforma -, outro relativo à gestão da Escola Municipal de Iniciação Artística; e um terceiro sobre o Escritório de Cinema.
Ouvido pela nossa reportagem, o vereador Claudio Fonseca (PPS) explicou sua expectativa em relação ao trabalho da Comissão, neste semestre, frente a esses projetos que já estão em tramitação na Casa. “É muito importante que haja um envolvimento das Comissões de Educação, Administração Pública, Finanças e Orçamento e Desenvolvimento Urbano com esses três projetos relacionados à área de cultura. São Paulo é uma cidade que tem um grande parque de diversões, eu incluo aí os cinemas, os teatros, as bibliotecas, que estão ligados à cultura, a lazer e a recreação. O Escritório de Cinema vai disciplinar a produção cinematográfica locada na cidade. A Biblioteca Mario de Andrade, a segunda maior do país, vai ser reorganizada. Muitas pessoas ignoram a história da Biblioteca, o número de pessoas que a usam e o acervo que possui”, acentua.
“A Escola Municipal de Iniciação Artística tem mais de 40 anos, é importante para a cidade e nós podemos pensar agora em como expandir a suas iniciativas. Acho que o debate vai ser rico”, conclui Fonseca, que propôs que comparecessem à Comissão numa das próximas reuniões representantes da Secretaria Municipal da Cultura para esclarecerem os três projetos.
A Comissão aprovou também parecer favorável do vereador Marco Aurélio Cunha (DEM) ao PDL 002/09, da vereadora Mara Gabrilli (PSDB), que concede a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo ao arquiteto Isay Weinfield.
Estiveram presentes à primeira reunião ordinária da Comissão do semestre os vereadores Eliseu Gabriel (PSB), presidente; Marco Aurélio Cunha, vice-presidente; Netinho de Paula (PCdoB); Jooji Hato (PMDB); Alfredinho (PT); Claudinho (PSDB); e Claudio Fonseca.
|
Comissão de Educação deve discutir reorganização da Biblioteca Mario de Andrade neste semestre
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pais e servidores municipais da rede de ensino da capital discutem educação inclusiva na Câmara
Os “Desafios e Caminhos para a Educação Inclusiva na Rede Pública: Políticas, Práticas e Garantias de Direito” foram a temática da Audiência Pública da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta sexta-feira (17/10). O debate foi presidido pelo vereador Celso Giannazi (PSOL), integrante do colegiado. O parlamentar destacou a... »
Atualizado em 17/10/2025 - 22h19Câmara Municipal de São Paulo debate o novo Plano Nacional de Educação
O PNE (Plano Nacional de Educação), principal diretriz da política educacional brasileira, foi tema de uma Audiência Pública na noite desta quinta-feira (16/10). A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Comissão Especial da Câmara Federal dos Deputados. No Legislativo paulistano, o debate... »
Atualizado em 16/10/2025 - 22h59Orçamento 2026 e PPA: segurança urbana, desestatização e fiscalização de serviços são debatidas em audiência
Nesta quinta-feira (16/10), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou a segunda Audiência Pública temática para discutir as propostas da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e do PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2026 a 2029. O debate focou nas secretarias municipais de Segurança Urbana e de... »
Atualizado em 16/10/2025 - 21h40