A Comissão de Educação, Cultura e Esportes aprovou, na reunião ordinária desta quarta-feira (10/06), parecer favorável ao PL 213/06, do vereador Claudinho (PSDB), que dispõe sobre a utilização de papel reciclado na confecção de cadernos distribuídos aos alunos da rede pública municipal de ensino.
À nossa reportagem e da TV Câmara São Paulo, Claudinho explicou seu PL: “O projeto fala também nas compras, ao passar a ter preocupação de comprar materiais que tenham características de proteção ao meio ambiente. Minha proposta, de repente, poderá ser vista pelo Executivo como política de mudança do ambiente, aprovada na semana passada. Inclusive, os meus cartões de visita já são feitos com papel reciclado. Essa Casa, por exemplo, gera uma tonelagem de papel significativa. È lógico que o preço do reciclável ainda não é competitivo. Eu acho importante que os alunos quando receberem o caderno, se a minha lei prosperar, é que, além disso, eles tenham informações do porquê daquele caderno ter uma folha diferente da que eles conhecem. Isso já passaria a introduzir na própria criança uma mudança de hábito.”
Foi aprovado também o parecer favorável ao PL 265/07, da ex-vereadora Claudete Alves (PT), que institui o Dia da Promulgação do Estatuto da Criança e Adolescente na data de 13 de julho.
Pareceres favoráveis a outras duas propostas foram aprovados:
PL 144/09, do vereador Floriano Pesaro (PSDB)
PL 379/08, do ex-vereador Carlos Neder (PT)
A Comissão também abriu espaço para a realização de audiência pública dos projetos:
PL 69/09, do vereador Gabriel Chalita (PSDB)
PL 123/09, do vereador Quito Formiga (PR)
PL 536/08, da vereadora Noemi Nonato (PSB)
PL 287/07, do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)
PL 417/07, da ex-vereadora Claudete Alves (PT)
PL 451/05 , da ex-vereadora Claudete Alves (PT)
PL 454/04, da ex-vereadora Claudete Alves (PT)
|
Comissão de Educação aprova PL que obriga utilização de papel reciclado em cadernos escolares
Categorias
Outras notícias relacionadas
Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00Com foco no desenvolvimento, Comissão de Turismo apoiou o fomento à cultura, esporte e lazer
Em 2025, a Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer, da Gastronomia, da Hospitalidade e dos Eventos da Câmara Municipal de São Paulo realizou oitivas e debates voltados à diferentes temas. Entre eles, infraestrutura e fomento de eventos na capital paulista. No ano passado, o colegiado fez 11 reuniões ordinárias e uma... »
Atualizado em 15/01/2026 - 12h00

