Nesta terça-feira (09/12), a Comissão Extraordinária Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude se reuniu para debater as atividades realizadas durante o ano. Para isso, foram convidados alguns representantes de organizações que participaram das reuniões da Comissão no ano de 2008. Inaê Batistone, do Instituto Lidas, representou o Movimento Creche para Todos. Ela ressaltou a criação do Fórum da Educação Infantil pela Comissão. “ A demanda por creche conseguiu ter uma visibilidade e entrar na pauta do poder público e a Comissão funcionou como intermediadora do diálogo nesse processo.”, disse ela.
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) foi outra questão discutida durante o ano. O professor Marcos Piza, que participou da capacitação dos educadores do Programa, agradeceu à Comissão. “ Desde o início de nossas atividades pudemos contar com esse espaço para debater soluções para nossos problemas”, disse.
Desde outubro de 2008, a cidade de São Paulo não conta mais com o Programa. “Eu e o vereador José Police Neto (PSDB) enviamos para Comissão de Finanças uma proposta de emenda orçamentária para que o município dê continuidade ao ProJovem”, afirmou o vereador Paulo Fiorilo (PT).
Paula Lusa Soares, coordenadora geral da PROMOVE Inclusão Social, falou da importância da Comissão nas questões de qualificação profissional dos jovens do município. “A Comissão foi uma importante mediadora para formulação de novas alternativas aos nossos problemas, especialmente na articulação junto às secretarias”, explicou Paula.
A mobilização da sociedade civil nas reuniões foi um dos destaques, segundo o vereador José Police Neto. “ A Comissão resgatou a participação da sociedade civil nas discussões e retomou o sentimento de que algo pode ser mudado a partir de decisões democráticas”, disse ele.
A orquestra e o coral de crianças da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes) apresentaram, durante a reunião, músicas brasileiras e canções folclóricas de várias nacionalidades.
Além do vereador Paulo Fiorilo e José Police Neto participaram da reunião Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Juscelino Gadelha (PSDB) e Senival Moura (PT)
|
Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente faz balanço de 2008
Categorias
Outras notícias relacionadas
Saúde, educação e acolhimento marcaram as discussões da Comissão da Criança em 2025
A Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude foi instalada em 8 de maio. Em 2025, foram realizadas nove reuniões ordinárias. Ao longo do ano, o colegiado expediu 11 ofícios. Em cinco de junho, durante a primeira reunião do colegiado, o vice-presidente da comissão, vereador Celso Giannazi (PSOL), falou... »
Atualizado em 19/01/2026 - 12h00Pessoas em situação de rua, qualificação profissional e escuta de famílias atípicas; confira alguns destaques de 2025 da Comissão de Direitos Humanos
A Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo foi instalada em 8 de maio. Para 2025, a vereadora Luna Zarattini (PT) foi eleita para a presidir o colegiado. Já a vice-presidência ficou com o vereador Lucas Pavanato (PL). Também fizeram parte da comissão os parlamentares Keit Lima (PSOL), Marcelo... »
Atualizado em 18/01/2026 - 10h00Comissão de Relações Internacionais: Aproximação com comunidade acadêmica e consulados, liberdade de expressão e Terras Raras foram assuntos em 2025
A Comissão Extraordinária de Relações Internacionais foi instalada em 8 de maio. A vereadora Zoe Martínez (PL) foi eleita presidente do colegiado, e a Cris Monteiro (NOVO), vice-presidente. Integraram ainda os trabalhos os parlamentares Jair Tatto (PT), Rubinho Nunes (UNIÃO) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). O colegiado atua para estabelecer novos vínculos com outros... »
Atualizado em 16/01/2026 - 12h00

