Lanchonetes, bares e restaurantes serão obrigados a substituir o palito de dente por fio dental. A determinação consta do Projeto de Lei 555/09, de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB), cujo parecer favorável foi aprovado nesta quinta-feira (12/08) pela Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia. Amadeu entende que com o fim do uso do palito se evitará a proliferação de bactérias e a gravidade de doenças como a endocardite bacteriana, reduzindo assim, os problemas periodontais da população. Para o vereador, os famosos palitos de dentes de mesa são produtos de higiene discutível, uma vez que pode ser manuseado por todos.
A Comissão aprovou ainda os pareceres favoráveis dos seguintes projetos:
PL95/09, do vereador Domingos Dissei (DEM) e
PL 520/09, do vereador Senival Moura (PT).
Requerimento
A Comissão aprovou também requerimento do vereador Senival Moura (PT), no qual solicita informações à Secretaria Municipal de Transporte a respeito da existência de estudos da rede elétrica do Sistema de Trólebus da cidade, sua manutenção, custos e possíveis subsídios.
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Juscelino Gadelha (PSDB), Goulart (PMDB), Senival Moura (PT) e Quito Formiga (PR).
|
Comércio deverá substituir palitos de dente por fio dental
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00

