Diante da possibilidade de ter havido fraude na licitação dos lotes de 3 a 8 das obras da linha 5 (Lilás) do Metrô a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de São Paulo aprovou requerimento do vereador Donato (PT) em que convida o presidente da Companhia do Metropolitano, José Jorge Fagali; o diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô, Marcos Kassab, e o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, para que prestem esclarecimento a respeito do emprego dos recursos da Prefeitura destinados ao Metrô. A denúncia de fraude foi feita pelo jornal Folha de S. Paulo e publicada na edição de terça-feira (26). O jornal teve acesso aos nomes dos vencedores da licitação seis meses antes do resultado do processo ser anunciado e registrou tudo em cartório e em vídeo.
O projeto de expansão da Linha Lilás prevê a construção de mais 20 quilômetros de trilhos, de nove estações e conexão com outras duas já existentes. A obra está orçada em mais de R$ 4 bilhões.
“Fiz a solicitação, pois de acordo com informações do próprio do site do Metrô, grande parte destes recursos transferidos pela Prefeitura de São Paulo serão aplicados nas obras da Linha 5 e, por isso, é necessário que essas autoridades façam esclarecimentos a respeito”, destacou Donato.
A Comissão também aprovou outros dois requerimentos: um do vereador Roberto Trípoli (PV), presidente da Comissão, que solicita que o Poder Executivo encaminhe cópia de todos os contratos celebrados pela Prefeitura a partir de fevereiro deste ano, referentes a aquisição de produtos alimentícios que incluam carne bovina in natura; o outro é do vereador Adilson Amadeu (PTB), para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) indique técnico, acompanhado de projeto, para apresentação referente à obra do complexo viário com túneis que ligará as avenidas Cruzeiro do Sul e engenheiro Caetano Álvares em reunião a ser designada por esta comissão.
Além dos requerimentos, os vereadores analisaram quatro projetos: dois tiveram seus pareceres favoráveis aprovados, de um foi pedido vistas e um teve a votação adiada.
Foram aprovados os pareceres favoráveis dos seguintes projetos:
PLO 6/09, do vereador Netinho da Paula (PCdoB), e
PL 369/09, do vereador Chico Macena (PT).
Os vereadores Roberto Trípoli (PV), Arselino Tatto (PT), Donato (PT), Aurélio Miguel (PR) e Atílio Francisco (PRB) participaram da reunião.
|
Câmara quer que presidente do Metrô explique denúncia de fraude em licitação
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Direitos Humanos marca audiência sobre desafios para a retomada de vínculos familiares com pessoas aprisionadas
“Familiares exercendo sua Cidadania: Desafios e Possibilidades para a Retomada dos Vínculos Afetivos e de Confiança Com as Pessoas Aprisionadas em um Contexto de Interiorização dos Presídios” é o tema de uma Audiência Pública que a Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo realizará na próxima segunda-feira (20/10), a... »
Atualizado em 18/10/2025 - 15h44Moradores da zona norte apresentam demandas em audiência sobre o Orçamento 2026 e o PPA
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo realizou neste sábado (18/10), no CEU Paz, zona norte, a 1ª Audiência Pública regional para tratar do orçamento da capital paulista para o ano que vem. Foram debatidos os Projetos de Lei do Executivo – PL (Projeto de Lei) 1169/2025, referente a LOA (Lei... »
Atualizado em 18/10/2025 - 14h49Impactos de grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba e Jaraguá são assunto de audiência da Comissão de Política Urbana
A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo agendou para o dia 30 de outubro (quinta-feira) sobre os impactos do Cidade Sete Sóis, um grande empreendimento imobiliário na região de Pirituba / Jaraguá, localizado na av. Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do nº 6.500. A convocação do... »
Atualizado em 18/10/2025 - 12h30