Diante da possibilidade de ter havido fraude na licitação dos lotes de 3 a 8 das obras da linha 5 (Lilás) do Metrô a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de São Paulo aprovou requerimento do vereador Donato (PT) em que convida o presidente da Companhia do Metropolitano, José Jorge Fagali; o diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô, Marcos Kassab, e o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, para que prestem esclarecimento a respeito do emprego dos recursos da Prefeitura destinados ao Metrô. A denúncia de fraude foi feita pelo jornal Folha de S. Paulo e publicada na edição de terça-feira (26). O jornal teve acesso aos nomes dos vencedores da licitação seis meses antes do resultado do processo ser anunciado e registrou tudo em cartório e em vídeo.
O projeto de expansão da Linha Lilás prevê a construção de mais 20 quilômetros de trilhos, de nove estações e conexão com outras duas já existentes. A obra está orçada em mais de R$ 4 bilhões.
“Fiz a solicitação, pois de acordo com informações do próprio do site do Metrô, grande parte destes recursos transferidos pela Prefeitura de São Paulo serão aplicados nas obras da Linha 5 e, por isso, é necessário que essas autoridades façam esclarecimentos a respeito”, destacou Donato.
A Comissão também aprovou outros dois requerimentos: um do vereador Roberto Trípoli (PV), presidente da Comissão, que solicita que o Poder Executivo encaminhe cópia de todos os contratos celebrados pela Prefeitura a partir de fevereiro deste ano, referentes a aquisição de produtos alimentícios que incluam carne bovina in natura; o outro é do vereador Adilson Amadeu (PTB), para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) indique técnico, acompanhado de projeto, para apresentação referente à obra do complexo viário com túneis que ligará as avenidas Cruzeiro do Sul e engenheiro Caetano Álvares em reunião a ser designada por esta comissão.
Além dos requerimentos, os vereadores analisaram quatro projetos: dois tiveram seus pareceres favoráveis aprovados, de um foi pedido vistas e um teve a votação adiada.
Foram aprovados os pareceres favoráveis dos seguintes projetos:
PLO 6/09, do vereador Netinho da Paula (PCdoB), e
PL 369/09, do vereador Chico Macena (PT).
Os vereadores Roberto Trípoli (PV), Arselino Tatto (PT), Donato (PT), Aurélio Miguel (PR) e Atílio Francisco (PRB) participaram da reunião.
|
Câmara quer que presidente do Metrô explique denúncia de fraude em licitação
Categorias
Outras notícias relacionadas
Comissão de Meio Ambiente: Parque do Carmo e hospitais veterinários; confira alguns destaques de 2025
A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais foi instalada em 8 de maio de 2025. No ano passado, o colegiado realizou duas sessões ordinárias e seis extraordinárias. Além disso, convocou duas audiências públicas. Na primeira reunião, em 29 de maio, os vereadores aprovaram requerimentos. O presidente da comissão, vereador Alessandro Guedes (PT),... »
Atualizado em 23/01/2026 - 12h00GCM e Sistema Smart Sampa estão entre temas da Comissão de Segurança Pública em 2025
Ao todo, em 2025, a Comissão Extraordinária de Segurança Pública se reuniu em seis oportunidades. Durante o ano, o colegiado promoveu uma audiência pública e expediu 11 ofícios. Na primeira reunião, em 22 de maio, alguns temas se destacaram. Vice-presidente da comissão, a vereadora Amanda Vettorazzo (UNIÃO) pediu informações sobre o convênio da GCM com... »
Atualizado em 22/01/2026 - 12h00Semáforos inteligentes, requalificação do Centro e acessibilidade foram temas discutidos pela Comissão de Inovação e Tecnologia em 2025
Durante o ano de 2025, a Comissão Extraordinária de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente da Câmara Municipal de São Paulo promoveu 10 reuniões ordinárias, uma extraordinária e emitiu 18 ofícios. O colegiado, criado em 2024, tem entre suas finalidades debater iniciativas para acelerar a implantação de tecnologias, de processos e de métodos, em articulação com... »
Atualizado em 21/01/2026 - 12h00


