Câmara entrega Medalha Anchieta a Silmar Fernandes, desembargador e presidente do TRE-SP

Por: VITÓRIA SANTIAGO
DA REDAÇÃO

4 de dezembro de 2025 - 15:14
Foto de oito pessoas em pé, lado a lado; ao centro, um homem segura certificado emoldurado. Ambiente interno, parede de madeira ao fundo; iluminação clara e uniforme, qualidade nítida.Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Nesta quinta-feira (4/12), a Câmara Municipal de São Paulo concedeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao desembargador Silmar Fernandes, presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), em uma Sessão Solene realizada no Palácio Anchieta. A iniciativa foi da vereadora Zoe Martínez (PL).

Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão

Entregues conjuntamente, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo são concedidos pela Câmara Municipal de São Paulo a personalidades e instituições que contribuem para o progresso e desenvolvimento da cidade. O desembargador Silmar Fernandes, presidente do TRE-SP, que também é professor universitário, é conhecido por sua defesa da democracia e seu compromisso com o ensino jurídico.

Trajetória do homenageado

Silmar Fernandes foi juiz corregedor assessor da Presidência da Seção de Direito Público do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) durante o biênio 2008/2009 e atuou como juiz assessor da Presidência do mesmo tribunal de janeiro de 2010 a março de 2011.

O desembargador de carreira também é professor assistente de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor assistente dos cursos de pós-graduação da EPM (Escola Paulista da Magistratura), professor formador e instrutor da EPM e conselheiro da EJEP (Escola Judiciária Eleitoral Paulista).

Homenagens

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), abriu a Sessão Solene destacando a importância que o Tribunal Regional Eleitoral tem para a capital paulista e aproveitou a oportunidade para elogiar o homenageado. “Eu costumo dizer que tudo que é bom passa pela Câmara. Essa Casa é querida, é a Casa do Povo e a democracia precisa desses pilares, como o TRE, para continuar respirando. O Silmar é uma pessoa muito gente boa e nós temos um cordão umbilical com o TRE-SP, são eles que nos dão o diploma para assumirmos aqui como vereadores. Estou muito feliz com o dia de hoje e foi muito bom a Zoe ter proposto essa honraria. Ele é uma pessoa do bem e estamos alegres por estarmos participando desse momento aqui na Casa”, destacou Teixeira.

Na sequência, a sessão foi aberta para que as demais autoridades presentes prestassem homenagem ao desembargador. Entre os que fizeram o uso da palavra está o deputado André do Prado, presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ele agradeceu a Fernandes por todos os serviços que vem sendo prestados ao Estado.

“Fiz questão de estar aqui hoje e gostaria de agradecer por tudo o que você fez e está fazendo pelo nosso Estado e pelo nosso Brasil. A dedicação na vida pública é tão intensa que as vezes deixamos nossas famílias de lado para ajudar a população. Entendo que é um sacrifício conseguir conciliar tudo mas é superimportante para que, assim, conseguíssemos auxiliar nos avanços da nossa cidade. Que esse reconhecimento mostre a importância da sociedade reconhecer aqueles que fazem a diferença na vida das pessoas”, destacou Prado.

A esposa do presidente do TRE-SP, Gislene Fernandes, também prestou sua homenagem. “Estamos casados há 28 anos e posso dizer que ele é motivo de muito orgulho, é um pai maravilhoso, um excelente profissional. Uma pessoa impecável”, comentou.

Na sequência, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse considerar o desembargador Silmar como um homem de honra. Ele ainda afirmou que a atuação de Fernandes é símbolo de luta para garantir a democracia.

“Essa honraria foi aprovada pelos vereadores por unanimidade. Alguém que sabe a importância da família vai considerar quando alguém atinge a honra da outra família. Quando alguém também tem na sua trajetória a marca de compartilhar o conhecimento, por ser um professor e que sempre lutou para vencer e crescer, dará valor e saberá punir aqueles que impossibilitam as pessoas de bem de exercerem as suas atividades. Tenho certeza que o desembargador tem sido essa pessoa. Aquele que tem plena consciência nas suas decisões e tem trabalhado para garantir a democracia”, ressaltou.

O prefeito finalizou destacando que Fernandes tem ajudado no trabalho de garantir a ordem no país. “Ele, por meio do exercício de sua função, tem ajudado na defesa da democracia e é uma peça fundamental para que consigamos garantir a ordem. Além da sua capacidade jurídica, ele é um exemplo, que traz a experiência de vida para contribuir com que a cidade e esse país sejam mais harmônicos e respeitosos”.

Em seguida, a vereadora Zoe Martínez, autora da iniciativa, disse que decidiu homenagear o desembargador Silmar Fernandes com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo pelo reconhecimento aos relevantes serviços que ele presta e prestou ao município e ao fortalecimento das instituições democráticas.

“A trajetória dele é marcada pela competência, seriedade e compromisso com o serviço público. Como desembargador do Tribunal de Justiça e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Silmar desempenha um papel fundamental na garantia da legalidade, da transparência e da segurança do processo eleitoral, algo essencial para manter a confiança da população nas instituições públicas”, comentou a vereadora.

A parlamentar ainda contou que fez questão de dizer aos vereadores que os mesmos poderiam pesquisar quem era o desembargador indicado a receber a Medalha e garantiu que irregularidades não seriam possíveis de serem achadas. “Foi unânime a decisão de homenageá-lo. Ele é um homem que tem uma boa trajetória jurídica e tem auxiliado na luta para garantir que tenhamos um estado democrático de direito”, concluiu Zoe.

Após homenagem, a honraria foi entregue ao desembargador que ressaltou a importância de garantir a ordem e a democracia. “Para a minha satisfação, todas as Comissões dessa Casa aprovaram e recebi essa honraria da maior cidade da América Latina. Faço questão de agradecer a todas as autoridades aqui presentes. Recebi a Medalha Anchieta com profunda emoção, pois tenho plena ciência que é a mais alta honraria concedida por essa Casa de Leis. Sou um paulistano, vivi a minha infância na zona leste da capital e, com certeza, depois de toda a minha trajetória receber esse reconhecimento institucional é uma grande honra para mim. Assumir a presidência do TRE-SP, ser desembargador e poder, de alguma forma, impactar a vida das pessoas, representa muito para mim, representa uma missão. Essa medalha tem um significado mostra que cada passo dado valeu a pena”.

A Sessão Solene, que pode ser conferida na íntegra aqui, também contou com a participação do vereador Sargento Nantes (PP), além de deputados e outras autoridades de São Paulo.

Confira também o álbum de fotos no Flickr da CMSP. Crédito: Lucas Bassi | REDE CÂMARA SP

Sessão Solene para Entrega de Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao Desembargador Silmar Fernandes - Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Lucas Bassi

 

Outras notícias relacionadas