Câmara de SP entrega Salva de Prata à Igreja Evangélica Kyrios

Sessão Solene também comemorou 30 anos de ações sociais da instituição em São Paulo

Por: KAMILA MARINHO
DA REDAÇÃO

3 de novembro de 2025 - 21:04
Imagem de cerimônia com quatro pessoas em pé; homem à esquerda segura placa de homenagem, três pessoas ao lado aplaudem. Salão da Câmara Municipal, fundo com quadro e cadeiras amarelas; luz interna, ambiente formal.Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

Em Sessão Solene na noite desta segunda-feira (3/11), a Câmara Municipal de São Paulo entregou a Salva de Prata à Igreja Evangélica Kyrios. A homenagem, proposta pela vereadora Sonaira Fernandes (PL) por meio do Decreto Legislativo 21/2025, reconhece o trabalho de mais de três décadas da instituição no fortalecimento da comunidade e no apoio ao desenvolvimento social e cultural na capital paulista. 

De acordo com Sonaira, a Igreja Evangélica Kyrios, fundada em 1993, foi a entidade escolhida pelo impacto significativo na vida de milhares de pessoas, refletindo um histórico contínuo de crescimento e solidariedade. A parlamentar celebrou o momento e destacou as ações da homenageada.

“Na época da pandemia, eles fizeram um trabalho fundamental, quando muitas famílias sofreram pela falta de alimento, perderam seus trabalhos. A Igreja Kyrios esteve reunida junto com toda comunidade levando alimentos para essas famílias. Hoje, a Câmara Municipal de São Paulo abre as portas para reconhecer o trabalho de importância da Igreja Kyrios”, disse Sonaira Fernandes.

A trajetória da Kyrios começou de forma simples, em uma pequena garagem no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital paulista. Com esforço comunitário e forte espírito de solidariedade, a instituição se consolidou como um espaço de transformação social e espiritual, agregando famílias, promovendo valores éticos e incentivando ativamente a participação cidadã. Comemorando 32 anos de existência, a Igreja – agora localizada na Lapa de Baixo, zona oeste da cidade – conta com mais de quatro mil membros.

Entre as iniciativas mais importantes, destaque para o Mercado Solidário, implementado durante a pandemia. À época, foram beneficiadas 500 famílias com a doação de alimentos, verduras e frutas. Todos os anos, o Natal Solidário alcança 500 crianças com donativos e atividades de acolhimento. A Igreja ainda mantém um Projeto Social no Piauí, voltado ao desenvolvimento de comunidades vulneráveis. 

Em momentos de calamidade pública no Brasil, como no litoral de São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Recife, a instituição enviou mantimentos, água e colchões para as regiões afetadas. A Kyrios sustenta um orfanato em Varanasi, na Índia, contribuindo para a melhoria das condições de vida de crianças indianas. A comunidade também convoca grupos de voluntários para ações sociais em asilos, orfanatos e campanhas de doação de sangue no Brasil.

A Salva de Prata foi entregue ao pastor Klaus Piragine, presidente da Igreja Kyrios. Ele disse ser um privilégio receber a homenagem. “Nunca fizemos nada esperando receber algum reconhecimento. Sempre amamos como Jesus nos ensinou a amar o próximo. Mas, quando vimos que o que nós fizemos chamou a atenção, agradou e abençoou as pessoas. Isso alegra nossos corações. Eu recebo com muita alegria e espero que possamos fazer mais, que possamos abençoar mais a nossa cidade, que possamos viver mais essa graça de Deus, que é amar o próximo e abençoar os nossos irmãos da cidade. Que Deus nos use dessa maneira”.

Klaus Piragine estava acompanhado da esposa, a pastora Luciana de Moraes Piragine, presidente da Abek (Associação Beneficente Kyrios). “O que fica no meu coração é que vale a pena investir em pessoas, vale a pena ajudar, vale a pena amar o próximo. É isso o que o Senhor nos ensina. Ele nos ama tanto que nos ensina a amar o próximo. E quando ajudamos o próximo, queremos todo mundo bem. Nós completamos 32 anos em 2025. É muito gratificante estar aqui. Não tenho nem palavras para explicar a emoção e a gratidão de receber uma honraria dessa”.

Clique aqui e confira como foi a homenagem.

Outras notícias relacionadas