Câmara de SP aprova tornar obra de Mauricio de Sousa patrimônio cultural imaterial da capital

O projeto que homenageia o escritor e cartunista foi aprovado por unanimidade pelos vereadores

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

5 de novembro de 2025 - 18:49
Foto mostra grupo de vereadores em plenário da Câmara Municipal de São Paulo, conversando em frente e atrás da bancada. Ambiente interno, iluminação branca e uniforme, mobiliário em tons de azul e madeira clara, clima de sessão formal.Richard Lourenço / REDE CÂMARA SP

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou por unanimidade na Sessão Plenária desta quarta-feira (5/11) tornar a obra do escritor e cartunista Mauricio de Sousa patrimônio cultural imaterial da capital paulista. A homenagem consta no PL (Projeto de Lei) 1324/2025, do Executivo. A matéria passou pelo 2º turno de votação em votação simbólica. O texto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é reconhecer a relevância cultural da obra de Mauricio de Sousa. Em especial, o universo artístico e literário da Turma da Mônica, considerada “ícone da cultura brasileira com forte vínculo histórico com a capital paulista, onde se desenvolveu e ganhou projeção nacional e internacional”.

“Ao longo de sua extensa trajetória artística, a criação do autor se tornou elemento representativo da memória cultural da população, influenciando gerações e difundindo valores educativos, sociais e inclusivos. A Mauricio de Sousa Produções, sediada na cidade de São Paulo desde 1960, contribui de forma permanente para o desenvolvimento cultural e econômico do município”, menciona o Projeto de Lei.

Em entrevista à Rede Câmara SP após a votação, o líder do governo na Casa, vereador Fabio Riva (MDB), repercutiu a homenagem. “Patrimônio da cidade de São Paulo. A história de Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica, faz parte da infância de muita gente. E hoje, aqui, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou por unanimidade, o que mostra a importância que a obra do Mauricio de Sousa teve. A sua sede sempre foi aqui na capital. Ele sempre colocou nos seus quadrinhos a cidade de São Paulo”.

Recentemente, Mauricio de Sousa completou 90 anos. E o fato de o Legislativo paulistano homenageá-lo em vida foi comemorado por Riva. “O mais importante é fazer isso em vida, para que ele tenha a certeza que tanto o Executivo, como a Câmara Municipal de São Paulo, estão unidos pela cultura, pela literatura e pela história do Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica”.

Discursos 

Os vereadores também subiram à tribuna para discursar sobre diversos assuntos. O vereador Sansão Pereira (REPUBLICANOS) apresentou aos parlamentares um projeto sobre uso de recursos públicos. O vereador Major Palumbo (PP) expôs uma proposta na área da saúde. 

A situação da educação municipal foi abordada pelos vereadores Professor Toninho Vespoli (PSOL) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL). Políticas públicas e ações ligadas ao meio ambiente da capital paulista foram temas da fala da vereadora Marina Bragante (REDE)

Já a vereadora Luna Zarattini (PT) homenageou Clara Charf, militante dos direitos humanos falecida em 3 de novembro. A morte do cantor e compositor Lô Borges, no último domingo (2/11), também foi lembrada pelo vereador Celso Giannazi (PSOL). Um minuto de silêncio foi respeitado pelo falecimento de ambos. Por fim, a vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL) discursou sobre a COP 30. 

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (11/10), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

A íntegra da Sessão Plenária desta terça-feira pode ser conferida aqui.

Outras notícias relacionadas