Câmara concede Título de Cidadão Paulistano ao cabeleireiro e empresário Roger Ajouri

Por: HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

9 de fevereiro de 2026 - 20:38

Categorias

A Câmara Municipal de São Paulo concedeu nesta segunda-feira (9/2) o Título de Cidadão Paulistano ao cabeleireiro e empresário Roger Ajouri. A homenagem foi entregue pela vereadora Sonaira Fernandes (PL). O vereador Gilberto Nascimento (PL) é coautor da iniciativa. 

A parlamentar frisou que o homenageado é sinônimo de trabalho. “É um prazer abrir as portas da Câmara Municipal para homenagear o Roger. Ele é trabalhador, é perseverante. Aquele que abre as portas para oportunidades, principalmente para as mulheres, através do seu dom, do seu serviço, do seu trabalho”. 

De acordo com Sonaira, Roger também oferece oportunidades de capacitação, especialmente para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. “A partir da arte que ele faz utilizando suas mãos, ele consegue transformar a vida de muitas famílias. E conhecer um pouco mais a fundo o trabalho do Roger foi o que me fez propor essa homenagem aqui na Câmara Municipal, como forma de agradecer por tudo o que ele faz, por tudo que ele entrega e por tudo que ele empreende aqui na cidade de São Paulo”.

Ajouri nasceu em 13 de julho de 1974, em Paranavaí, Paraná. Ainda na infância foi com a família para o Líbano, onde viveu até os 23 anos. Voltou ao Brasil em busca de uma vida melhor. A história do homenageado na área da beleza se iniciou em 1992. Depois, ele foi para Paris, na França, onde se especializou. Retornou ao país de origem em 1997, quando começou a carreira em um renomado salão de beleza.

Desde então, Roger Ajouri vive na capital paulista. “O povo no Brasil é muito mais humilde, todo mundo abre os braços para você, todo mundo te abraça, te acolhe. Isso eu nunca vi em outro lugar. O Líbano é parecido com o Brasil, o povo é legal, mas na Europa você não vê isso. Não consegui ficar em Paris por causa disso, não tem esse calor humano. Igual ao Brasil não tem”, disse Ajouri.

Ele destacou que receber o Título de Cidadão Paulistano é uma honra. “Ainda bem que reconheceram o trabalho que eu faço para a sociedade paulistana. Eu cheguei em 1997 e sigo trabalhando, criando empresas, gerando empregos e, agora, na educação. Esse reconhecimento deixa meu coração explodindo de alegria. É a cereja do bolo na minha trajetória, estou me sentindo realizado. E não vou parar por aqui. Vou fazer muitos eventos, vou ajudar, criar mais empregos”, ressaltou o homenageado.

A Sessão Solene contou com a presença de amigos, da fundadora da Rede Jacques Janine, Janine Goossens, do deputado estadual Danilo Campetti (REPUBLICANOS-SP), do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, e de familiares. 

Para a esposa do cabeleireiro, Luzia Marques Ajouri, a homenagem é uma honra para toda a família. “É um reconhecimento por todo trabalho, por toda trajetória do Roger. Apesar de ter nascido no Brasil, ele foi criado e passou a infância, a adolescência e o início da vida adulta no Líbano. Como imigrante, ele escolheu a cidade de São Paulo e trouxe com ele muitos sonhos”. 

“E essa cidade que a gente tanto ama acabou o acolhendo com oportunidades de trabalho, com muito carinho, com amigos que ele conquistou. Hoje, o Título de Cidadão Paulistano é a retribuição a todo trabalho e à trajetória dele na cidade, tanto como ser humano, como profissional da área da beleza”, disse  Luzia Marques Ajouri.

Veja a Sessão Solene na íntegra aqui.

Outras notícias relacionadas