A Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei 19/2009 de autoria do vereador Chico Macena (PT). O PL visa permitir que as bicicletas e motos sejam asseguradas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais. O PL agora depende da sanção do prefeito Gilberto Kassab para virar lei. A iniciativa partiu do vereador Chico Macena que recebeu muitas reclamações de munícipes indignados com estabelecimentos comerciais que demoravam para ressarcir clientes cujas motos e bicicletas haviam sido furtadas de estacionamentos. Os estabelecimentos alegavam que, de acordo com a lei, o seguro existente cobria apenas os veículos de passeio. Nesse caso caberia à vítima acionar a justiça para garantir o seu direito de ressarcimento, arcando todos os prejuízos em tempo e dinheiro. Após identificar esta necessidade, Macena desenvolveu o PL 19/2009 que visa corrigir uma injustiça que beneficiava apenas o proprietário de veículos de passeio. “Acredito que o cidadão que vai a um supermercado e deixa sua bicicleta ou sua motocicleta sob a responsabilidade do estabelecimento deve ter os mesmos direitos de ressarcimento automático, rápido e previamente garantido que aquele que possui um automóvel de passeio, ambos são igualmente clientes e cidadãos, não podemos dificultar os direitos de um e facilitar os do outro, isso seria uma discriminação social” avalia o vereador.
|
Câmara aprova projeto de lei que prevê seguro para motos e bicicletas
Categorias
Outras notícias relacionadas
Câmara de SP aprova 42 projetos de vereadores
As vereadoras e os vereadores de São Paulo aprovaram 42 matérias na Sessão Plenária desta quarta-feira (1/4). Entre as aprovações estão PLs (Projetos de Lei), PRs (Projetos de Resolução) e PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) de parlamentares. O 1º vice-presidente da Casa, vereador João Jorge (MDB), conduziu as votações. Ele salientou que avançaram diversos projetos... »
Atualizado em 01/04/2026 - 19h24Plenário aprova nove projetos de vereadores na sessão desta quarta-feira
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nove projetos de vereadores na tarde desta quarta-feira (25/3). O 1º vice-presidente da Casa – vereador João Jorge (MDB) – conduziu as votações e repercutiu a lista divulgada pela Prefeitura com os 50 maiores devedores de impostos da capital paulista. A divulgação dos devedores inscritos na dívida ativa... »
Atualizado em 25/03/2026 - 18h48Câmara de SP aprova 31 projetos de vereadores nesta quarta-feira
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou 31 projetos das vereadoras e dos vereadores. Algumas propostas são voltadas à proteção da mulher e contra a violência doméstica. A Sessão Plenária desta quarta-feira (18/3) ainda foi marcada pelo retorno do presidente do Legislativo paulistano, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), que estava licenciado do cargo por 38 dias... »
Atualizado em 18/03/2026 - 20h29