A Câmara Municipal aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei 19/2009 de autoria do vereador Chico Macena (PT). O PL visa permitir que as bicicletas e motos sejam asseguradas em estacionamentos de estabelecimentos comerciais. O PL agora depende da sanção do prefeito Gilberto Kassab para virar lei. A iniciativa partiu do vereador Chico Macena que recebeu muitas reclamações de munícipes indignados com estabelecimentos comerciais que demoravam para ressarcir clientes cujas motos e bicicletas haviam sido furtadas de estacionamentos. Os estabelecimentos alegavam que, de acordo com a lei, o seguro existente cobria apenas os veículos de passeio. Nesse caso caberia à vítima acionar a justiça para garantir o seu direito de ressarcimento, arcando todos os prejuízos em tempo e dinheiro. Após identificar esta necessidade, Macena desenvolveu o PL 19/2009 que visa corrigir uma injustiça que beneficiava apenas o proprietário de veículos de passeio. “Acredito que o cidadão que vai a um supermercado e deixa sua bicicleta ou sua motocicleta sob a responsabilidade do estabelecimento deve ter os mesmos direitos de ressarcimento automático, rápido e previamente garantido que aquele que possui um automóvel de passeio, ambos são igualmente clientes e cidadãos, não podemos dificultar os direitos de um e facilitar os do outro, isso seria uma discriminação social” avalia o vereador.
|
Câmara aprova projeto de lei que prevê seguro para motos e bicicletas
Categorias
Outras notícias relacionadas
Regulamentação do transporte de moto por aplicativo é aprovada em 2ª e definitiva votação
Após intenso debate na Sessão Plenária desta segunda-feira (8/12), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 2º e definitivo turno de discussão a regulamentação do transporte de passageiros por aplicativo em motocicletas na capital paulista. A matéria consta no substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 1487/2025, da Subcomissão do Serviço de Transporte Individual de... »
Atualizado em 08/12/2025 - 21h39Plenário aprova em 1° turno reajuste do auxílio pecuniário do Serviço Família Acolhedora
Além da proposta que regulamenta o serviço de transporte individual remunerado de passageiros por moto na capital paulista, o Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou em 1º turno nesta quinta-feira (4/12) o reajuste e reestruturação do cálculo do auxílio pecuniário concedido às famílias acolhedoras do SFA (Serviço Família Acolhedora). A correção dos valores... »
Atualizado em 05/12/2025 - 00h24