Na Sessão Plenária desta quarta-feira (29/10), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). O novo colegiado irá investigar o Jockey Club de São Paulo. O objetivo é apurar eventuais irregularidades fiscais e imobiliárias das atividades do local, apurando a gestão de débitos tributários, alienação de potencial construtivo e eventual omissão do Poder Público na situação.
A criação da 6ª Comissão Parlamentar de Inquérito simultânea da Casa atende ao requerimento do vereador Gilberto Nascimento (PL), que presidirá a comissão. Nesta tarde, também foi aprovado um aditamento, aumentando de sete para nove o número de integrantes da CPI. A data e o horário de instalação do colegiado ainda serão definidos.
Denúncias veiculadas pelo UOL e repercutidas na mídia nas últimas semanas motivaram a abertura da nova investigação. De acordo com as reportagens, recursos e incentivos fiscais obtidos pelo Jockey Club de São Paulo junto à Prefeitura e ao governo federal, que deveriam ser utilizados exclusivamente para restauração de seu patrimônio, podem não ter sido destinados para esta finalidade.
A aprovação em 2ª e definitiva votação do PR (Projeto de Resolução) 84/2025, da Mesa Diretora, ontem, permitiu a criação da CPI. O texto altera o Regimento Interno da Casa, autorizando a criação e a instalação de até quatro Comissões Parlamentares de Inquérito em caráter excepcional para as sessões legislativas de 2025 e 2026.
Continue acompanhando a Sessão Plenária neste link. Ainda nesta tarde estão previstas as votações do projeto que atualiza a PGV (Planta Genérica de Valores) e propostas protocoladas na Casa pelos próprios parlamentares.
